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Normas para Elaboração e Submissão de Trabalho

Os trabalhos a serem submetidos para o 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS deverão ser elaborados na forma de resumo. O 6º Seminário de Pós-Graduação também exigirá o envio do arquivo do Trabalho Completo.

Deverão ser preenchidos os metadados do sistema, obedecendo as seguintes normas:

DADOS DOS AUTORES

APRESENTADOR: O estudante que submeter o trabalho deverá ser o APRESENTADOR e o responsável pela inclusão dos nomes e dos dados solicitados dos demais autores (ORIENTADOR E COAUTOR).  O nome completo deverá ser informado com iniciais maiúsculas, sem abreviações. Exemplo: João da Silva. A instituição de cada autor deverá ser informada de acordo com este exemplo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Bento Gonçalves. Bento Gonçalves, RS

TÍTULO: deverá ser usada letra maiúscula somente na primeira palavra do título e em nomes próprios. Exemplo: A invenção do abraço.

RESUMO FORMATO: deverá ser elaborado de acordo com as normas da língua portuguesa, com no mínimo 250 e no máximo 450 palavras (com os caracteres do link do YouTube do vídeo da apresentação), em parágrafo único, sem recuo no início das linhas, sem tabulações, sem marcadores ou numeradores, sem negrito, sem sublinhado, sem recursos de html, sem citações e referências, sem inclusão de tabelas, diagramas, desenhos, timbres ou figuras. Deverão ser evitados símbolos e contrações que não sejam de uso corrente. Usar fórmulas e equações quando seu emprego for absolutamente necessário, definindo-as na primeira vez que aparecerem. Quando houver nomes científicos e/ou palavras estrangeiras, usar itálico. Usar maiúscula somente nesses casos: primeira letra de frases, primeira letra de nomes próprios e siglas. O texto do resumo deverá ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deverá ser informado, ao final do resumo, o link do YouTube com o vídeo da apresentação do trabalho. Não deverá ser colocado link de arquivo/vídeo compartilhado no Google Drive.

RESUMO CONTEÚDO: deverá conter: introdução com justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados parciais/finais* e conclusões/considerações finais.

a) Introdução/Justificativa: deverá apresentar o tema, problema e a visão geral do trabalho, suas motivações, origem e sua relevância.

b) Objetivo(s): deverá(ão) contemplar qual(is) a(s) finalidade(s) e o(s) propósito(s) do trabalho.

c) Metodologia: deverá explicar como foi desenvolvido e executado o trabalho e qual o método utilizado para obtenção dos resultados.

d) Resultados parciais/finais*: deverão constar o que é possível afirmar acerca do trabalho e os estudos realizados.

e) Conclusões/considerações finais: deverão consistir no desfecho do trabalho a partir dos resultados e responder aos objetivos propostos, bem como elencar os benefícios do trabalho, sua importância e contribuições.

f) Link do YouTube: deverá ser informado o link do vídeo de apresentação do trabalho ao final do texto. Deverá ser informado, ao final do resumo, o link do YouTube com o vídeo da apresentação do trabalho. Não deverá ser colocado link de arquivo/vídeo compartilhado no Google Drive.

PALAVRAS-CHAVE: deverão ser inseridas 3 (três) palavras-chaves, iniciadas com letra maiúscula e separadas por ponto e vírgula. Ex.: Pesquisa; Extensão; Ensino

*Obrigatórios somente para trabalhos submetidos ao:

- 10º SICT, vinculados ao Edital IFRS nº24/2019 – PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/PIBITI/IFRS/CNPq e Edital IFRS nº 25/2019– PROBIC/PROBITI/IFRS/Fapergs;

- 6º SPG

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos exigidos nas Normas para Elaboração de Trabalho.
  3. Ao se inscrever neste evento, o estudante, responsável legal ou servidor autoriza o IFRS, sem qualquer ônus, a utilização da imagem e voz, não incidindo sobre a mesma quaisquer direitos de terceiros, em caráter definitivo e gratuito, constante em fotos, filmagens e gravações decorrentes da participação no evento ou em material de divulgação.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.