Última alteração: 15-10-2024
Resumo
O projeto de extensão chamado “Ações educativas sobre educação especial na perspectiva da inclusão social no município de Sertão” é uma iniciativa do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. O objetivo principal é promover ações educativas sobre educação especial, focando na inclusão social e ressaltando o direito das pessoas com necessidades específicas na educação básica. Atualmente, em 2024, o projeto está sendo realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Engenheiro Luiz Englert, que fica em Sertão – RS. A metodologia envolve encontros periódicos onde os bolsistas planejam as atividades junto com os servidores do projeto. As ações podem incluir oficinas, murais, rodas de conversa e intervenções em sala de aula. Para ajudar na organização das atividades, utilizamos o livro “Por uma escola inclusiva e acessível: conceitos e caminhos”. O projeto já começou a ser colocado em prática e várias atividades foram feitas com alunos do 1º ao 9º ano da escola. Nas turmas do 1º ao 5º ano, foram realizadas apresentações sobre o projeto e discussões sobre diferentes deficiências, incluindo atividades com fotos para facilitar a compreensão. Já nas turmas de 6º ao 9º ano, os alunos participaram de uma "nuvem de palavras" sobre inclusão social e tiveram rodas de conversa para compartilhar suas reflexões. Além disso, está sendo preparado uma apresentação sobre a história das Paralimpíadas com um vídeo incluso e um banner com recomendações de filmes, séries, documentários e livros relacionados à deficiência com o nome de “Aventura Inclusiva”. É fácil perceber como esse projeto é importante para a comunidade escolar, pois cria um espaço onde podemos conversar e refletir sobre a inclusão de pessoas com necessidades específicas, ajudando a combater preconceitos e discriminação. Dessa forma, o projeto ajuda a formar uma escola mais acolhedora e respeitosa, preparando a gente para interagir de maneira mais consciente e inclusiva na sociedade.