Portal de Eventos do IFRS, IX SerTão Aplicado

Tamanho da fonte: 
A eficácia da Monitoria de Informática no Campus Sertão
Estevon Biazussi Bonai, Melânia Karina Boscheto, Patrícia Nascimento da Silva, Carlos Mario Dal Col Zeve, Emerson Rogério de Oliveira Junior, Gabriel Paniz Patzer, Henrique Behenck Mohr, Lis Ângela De Bortoli, Márcia Hortência Fernandes Ribeiro Nardes Maciel, Paulo Ricardo Knob

Última alteração: 14-10-2024

Resumo


Os desafios da aprendizagem de informática é um dos principais desafios enfrentados pelos estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (TMSI). Diante disso, surgiu a necessidade de implementar a monitoria de informática como ferramenta de apoio aos estudantes, realizando revisões dos conteúdos das disciplinas da base técnica, especialmente nos componentes de Lógica de programação, Arquitetura de computadores, Design de websites e Introdução à Informática. Além disso, essa atividade os incentiva a permanecer no curso, tanto através do apoio no componente como na integração com os alunos de outras turmas. As atividades são desenvolvidas com base nas teorias de Bruno Fleury que discute a neurociência aplicada a técnicas de estudos. O atendimento aos estudantes acontece depois do horário de aula, duas vezes por semana, por dois bolsistas. Algumas das metodologias utilizadas foram a depuração manual de códigos, o aprofundamento nas estruturas dos computadores, a criação autônoma de jogos interativos por parte dos alunos, resolução de exercícios e a criação de um Instagram “@tmsi.monitoria”, com postagens semanais sobre informática e a integração com outros projetos de ensino, para maior consolidação dos conceitos ensinados em sala de aula. Em 2024 foi a primeira vez que foi realizada a monitoria de informática no Campus, as atividades foram iniciadas e aprimoradas conforme demandas dos atendimentos. Durante o período, houve a parceria com o projeto de ensino Campo Cultural, com a exposição do filme “Jogador número 1”, e a competição técnica entre os alunos do curso com prêmios desenvolvidos pelo laboratório Sertão Maker. O corpus da pesquisa de aproveitamento dos estudantes com a monitoria de informática inclui dados coletados por meio de um questionário, avaliação das notas e frequência na monitoria. Os resultados do projeto têm sido positivos, com estudantes que buscaram esse suporte apresentando um melhor desempenho acadêmico, ademais, 65% dos alunos que participaram da monitoria, antes da primeira prova da área técnica, atingiram a média, representando aproximadamente 68% de todos os alunos que foram aprovados. Também, 76% dos alunos que  participaram da monitoria melhoraram suas notas da primeira para a segunda prova, demonstrando a eficácia do projeto. Conclui-se que o oferecimento da monitoria contribui para resolução de dúvidas dos estudantes nas disciplinas técnicas do curso, melhora o rendimento na área, promove integração e proporciona aos monitores oportunidade de experimentarem uma prévia da docência, possibilitando o exercício de buscar soluções que auxiliem o aprendizado.

Palavras-chave


Monitoria; Informática; Técnicas de estudo.