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Coleta de dados e controle zootécnico em granjas de suínos: desafios na solução de problemas através da coleta, análise e interpretação de dados: uso da aprendizagem baseada em problemas.
Stéfani Cortellini, Tomás Weber

Última alteração: 14-10-2024

Resumo


O mercado de trabalho sofre um constante desafio sobre a capacidade e a velocidade dos profissionais solucionarem os problemas do dia a dia, e na área agropecuária, este cenário não é diferente. Quando se trabalha com produção animal, a cadeia produtiva da suinocultura entra como uma das mais importantes áreas no contexto da empregabilidade, tanto pelo tamanho da cadeia, quanto pelo volume de animais produzidos. O projeto consiste em acompanhar a rotina diária de uma granja de suinocultura, no caso a granja do setor de suinocultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão, coletando dados e informações geradas pelos índices produtivos dos animais, para que estes sejam planilhados, analisados e interpretados de acordo com o que está acontecendo na granja. Os dados estão sendo coletados a partir de mensurações de número de leitões nascidos, número de leitões mortos e a causas destes, datas de desmame, quantidade de leitões desmamados, datas de cobertura de matrizes, também foram confeccionadas fichas para anotações e planilhas eletrônicas. Até o momento foram coletados dados de 26 partos, além de dados dos pesos dos animais terminados e os dados reprodutivos. Ademais, também foram planilhados os dados dos anos anteriores que estavam disponíveis no setor para aumentar o volume de informações no banco de dados, totalizando cerca de 5 anos de informações.  A coleta e o armazenamento destas informações contribuem para formação de um banco de dados para o estudo e o desenvolvimento de atividades de ensino através da metodologia de aprendizagem baseada em problemas (ABP), proporcionando interações entre o bolsista, professores e os alunos da disciplina de Suinocultura, no curso de Zootecnia oferecido no IFRS - Campus Sertão. Primeiramente, os resultados serão analisados e a partir desta análise e interpretação dos mesmos serão discutidos entre os constituintes do projeto de ensino do setor de suinocultura e posteriormente serão utilizados de forma didática para resolução de problemas dentro da sala de aula.  Com isso espera-se contribuir para o aprendizado da disciplina e do bolsista na forma de treinamento em resolver problemas a partir da análise e interpretação dos dados coletados nas granjas, simulando situações exatamente iguais às que ocorrem na prática a nível de campo, proporcionando uma breve experiência aos alunos e ao bolsista, que logo mais estarão ingressando no mercado de trabalho.


Palavras-chave


Escrituração zootécnica; Suinocultura; Metodologias de ensino.