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Impactos da topografia na vida dos jovens e adultos
Letícia Franco Hochmann, Vanderleia Trevisan da Rosa, Aline Elizabete Palhano

Última alteração: 16-10-2024

Resumo


O projeto "Topografia nas Escolas" tem como objetivo apresentar aos alunos do ensino fundamental (nono ano) e do ensino médio (terceiro ano), ambos no último ano de suas respectivas séries, uma visão mais ampla sobre a área da topografia. A iniciativa visa atrair possíveis futuros alunos ao IFRS Campus Sertão, levando conhecimento prático sobre o funcionamento de equipamentos como tripés, teodolitos, níveis, réguas, pranchetas, papéis, canetas e calculadoras científicas. Além disso, são distribuídos folders com imagens aéreas do campus, captadas pelo drone da topografia, como forma de divulgar a instituição. Por meio de visitas a escolas públicas, especialmente nas áreas rurais e mais isoladas, onde o acesso à formação técnica especializada é limitado, o projeto demonstra como a topografia pode ser uma ponte entre o ambiente escolar e o mercado de trabalho. Ao mostrar, na prática, como se esses equipamentos são utilizados e como são feitos cálculos de altura utilizando a lei dos senos, cossenos e tangentes, os alunos têm a oportunidade de ver a aplicação direta da matemática no campo da topografia. Além de promover o ensino da topografia, o projeto tem um impacto transformador. Ele não apenas ensina sobre o IFRS Campus Sertão e a área técnica em si, mas também oferece aos estudantes novas possibilidades de carreira, especialmente em regiões onde o agronegócio desempenha um papel central na economia. A topografia é uma área fundamental para o planejamento urbano, a construção de infraestrutura e o desenvolvimento agrícola, e a formação de profissionais melhorados nesse campo é cada vez mais necessária à medida que o Brasil avança em termos de urbanização e expansão agrícola. Ao capacitar os jovens localmente, o projeto também ajuda a evitar a migração para grandes centros urbanos, fortalecendo a permanência de talentos na região e promovendo o desenvolvimento econômico local. Tendo como objetivo principal, incentivar os jovens a continuarem estudando e tentar estimulá-los a gostar da área topográfica. Além disso, o projeto reforça a importância da matemática aplicada à topografia, estimulando os alunos a buscar mais conhecimento e a considerar os cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo IFRS. Com o sucesso da iniciativa, muitos jovens visitaram o campus, e vários deles se tornam alunos dos cursos técnicos e das graduações, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social sustentável de suas comunidades.

Palavras-chave


Equipamentos topográficos; educação; desenvolvimento econômico.