Portal de Eventos do IFRS, IX SerTão Aplicado

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática para alunos do Curso Técnico em Agropecuária
Ana Beatriz Trichez Rocha, Fabiane Eloisa Morandini Miotto

Última alteração: 14-10-2024

Resumo


Sempre foi perceptível a dificuldade que alguns alunos possuem na disciplina de Matemática e  isto normalmente ocorre por conta de ser uma disciplina que necessita um pouco mais de atenção, a qual muitas vezes é negligenciada pelos alunos por  não prestarem a atenção necessária ou por já ingressarem no Ensino Médio com um certo preconceito em relação à Matemática. Deste modo a monitoria se apresenta como  uma forte aliada para ajudar os alunos a perceber a Matemática com um olhar mais seguro. Em alguns casos, a linguagem mais formal utilizada pelo professor também pode afetar o entendimento do aluno em determinado conteúdo, sendo assim, ele pode ter uma compreensão maior com um colega da monitoria por ser usada a linguagem de modo mais informal, facilitando sua forma de compreensão. Além disso, a monitoria contribui para o aperfeiçoamento da concentração, raciocínio, perseverança, criatividade  e a autonomia advindas da confiança na própria, bem como a melhoria das relações sociais entre os alunos que a frequentam e estimula  a capacidade de fazer estimativas e cálculos mentais, para que  obtenham sucesso, tanto na disciplina de Matemática, como nas demais disciplinas do curso Técnico em Agropecuária  que utilizam conhecimentos e conceitos matemáticos para o entendimento de seus conceitos específicos. As atividades de monitoria ocorrem presencialmente nas terças e quintas, após às 17h em uma sala do prédio 13. Em alguns dias são tiradas dúvidas que os alunos apresentam e em alguns são oferecidos exercícios e revisões para as avaliações. Os resultados são bem perceptíveis quando os alunos se empenham em frequentar regularmente as atividades de monitoria, porém poucos o fazem. Além de beneficiar os alunos, o projeto também traz um proveito para o monitor, dando a ele a oportunidade de ter mais responsabilidade, um papel de liderança e também aprimorando seu conhecimento matemático.



Palavras-chave


Monitoria; Matemática; Aprendizagem.