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A jornada do projeto " O hábito de Estudar": as oficinas e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem
João Vitor Petry, Rodrigo Ferronato Beatrici, Elaine Pires Salomão

Última alteração: 16-10-2024

Resumo


A história do projeto Hábito de Estudar remete ao ano de 2020 por demanda de alguns professores(as) que relataram a falta de interesse nos estudos apresentado pelos estudantes, foi planejada e executada uma oficina para os discentes auxiliando-os a conhecerem estratégias mais eficazes para o aprendizado. As oficinas são desenvolvidas por meio de aulas com os estudantes, onde tem-se uma parte dialogada explicando técnicas de estudos, hábitos que melhoram a disposição e, na parte expositiva, ensinar como realizar um planejamento semanal com a divisão de horários de estudos, tratando sobre técnicas, hábitos e planejamento para os estudos, com duração aproximada de quatro horas. As primeiras turmas onde as oficinas foram realizadas foram com os estudantes do primeiro semestre de Zootecnia e dos primeiros anos do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (TMSI) do IFRS - Campus Sertão. No ano de 2021, considerando as atividades remotas de ensino decorrente da COVID-19,  foram realizadas oficinas remotas, direcionando para os estudos em casa com as oficinas realizadas nos cursos do TMSI e Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (TAGRO). Em 2022, as oficinas se tornaram parte oficial do projeto, agregado ao desenvolvimento de conteúdo informativo no Instagram e atendimento individualizado aos estudantes, torna-se um projeto, obtendo duas bolsas de ensino. Ademais, as oficinas foram executadas em outros cursos. Em 2023, o projeto foi contemplado com três bolsistas e com recurso de custeio. Neste ano, além das ações de ensino, foi desenvolvida oficina com os estudantes do oitavo e nono anos da Escola Municipal João Antônio de Col, no município de Sertão e, ministrada uma oficina sobre neurociência e educação para os professores do Campus Sertão. Em 2024, as atividades foram organizadas em um projeto de ensino e outro de extensão, contudo, com atuação na perspectiva da indissociabilidade. Em resultado as ações do projeto já abrangeram sete escolas localizadas nos seguintes municípios: Sertão, Getúlio Vargas, Erebango e Charrua, Destaca-se que 1.044 estudantes já participaram das oficinas com a ampliação do número de turmas e cursos e o aumento da procura por parte dos estudantes no atendimento individualizado. Concluindo, com o passar dos anos o projeto é cada vez mais procurado e auxilia mais estudantes com as oficinas, tanto dentro do IFRS -Campus Sertão com a ação de ensino quanto nas Escolas próximas da região com a ação extensionista para o próximo ano, a perspectiva é manter os projetos e na extensão ampliar o número de escolas parceiras. Além das oficinas para os estudantes, objetiva-se ofertar outras duas, uma direcionada para os docentes e outra tendo como público-alvo os familiares dos estudantes.



Palavras-chave


História; Aprendizagem; Metodologia.