Última alteração: 14-10-2024
Resumo
O projeto “O hábito de estudar: o ato e os métodos para melhorar os processos de ensino-aprendizagem”, teve seu início no ano de 2020 a partir de uma demanda apresentada por diferentes coordenações de cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Esta demanda, em síntese, foi uma percepção dos docentes em relação aos alunos do ensino superior e ensino médio integrado, sobre a carência de uma organização prévia e efetiva para os estudos. Neste sentido, desde a sua criação o objetivo principal do projeto é desenvolver ações para ampliar nos estudantes a consciência em relação a como aprendem e como tornar o ato de estudar mais efetivo para aprendizagem. Até o ano de 2022, a principal ação foi as oficinas direcionadas aos estudantes. Neste ano, contudo, outras atividades foram agregadas, sendo: criação da página do instagram “Estuda_if” (consequentemente passou-se a elaborar e publicar conteúdos digitais na referida página sobre técnicas de estudo, hábitos que contribuem para o aprendizado e outros temas relacionados), atendimento individualizado aos estudantes e uma oficina sobre o uso de materiais didáticos para o planejamento dos estudos, ação possível pelo fato do projeto ter sido contemplado com recurso de custeio. Em 2023, além das atividades já citadas, também foi desenvolvida uma oficina para os docentes sobre neurociência e educação, buscando apresentar e dialogar sobre as contribuições deste campo teórico para a sala de aula. Em 2024, mantiveram-se as ações já referidas, sendo que o design da página “Estuda_if” foi reformulado. Neste ano, o projeto contou com uma bolsa de ensino, tendo a bolsista como principal tarefa o estudo dos referenciais teóricos básicos e complementares do projeto, com a finalidade de criar conteúdos para a página do projeto no Instagram. O projeto tem alcançado os objetivos propostos e para o próximo ano a perspectiva é continuar e aprimorar as ações em andamento, ofertando oficinas para os familiares dos estudantes sobre o hábito de estudar.