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Influência das atividades práticas na capacitação de estudantes de agronomia
Millena Cirino Rodrigues, Anderson Luis Nunes Gabardo, Alice Lazzari, Gabriel Balico, Gabriela Supptitz

Última alteração: 14-10-2024

Resumo


Pela necessidade de profissionais competentes no mercado de trabalho, é imprescindível promover um ensino de qualidade e excelência nas universidades e instituições de ensino. O IFRS Campus Sertão oferece cursos técnicos e de nível superior,  dentre eles o bacharelado em agronomia. A estrutura curricular abrange uma carga horária adequada para a realização de aulas teóricas e práticas que permite aos alunos a oportunidade de se envolverem em projetos com bolsas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, como atividades extracurriculares. O  objetivo deste projeto de ensino é proporcionar aos estudantes um conhecimento técnico aprofundado sobre plantas daninhas por meio de atividades realizadas fora da sala de aula. Para isso, foram desenvolvidas ações como a criação de um jardim de plantas daninhas que serve para conhecimento do público em geral e auxilia os estudantes da disciplina de Ecofisiologia de Plantas Daninhas a conhecer e identificar as espécies. Para a construção, foram utilizados quarenta tubos de concreto que foram preenchidos com solo e cobertos com lona plástica para evitar o surgimento de espécies indesejadas. Em cada tubo foi implantada uma espécie de planta daninha anual ou perene. Ademais, foi realizado um dia de campo sobre a cultura do trigo para agricultores, assistentes técnicos e alunos, com o intuito de apresentar alternativas para controle de folhas estreitas, especialmente o azevém, e apresentar a bixlozone, nova molécula usada em herbicidas. Através desta atividade, os estudantes visualizaram sintomas, compararam experimentos e se conectaram com a realidade profissional. Também foram realizados trabalhos em casa de vegetação  para aulas práticas de sintomas de herbicidas. Para isso, foram semeadas as espécies Lolium multiflorum (azevém), Amaranthus sp. (caruru) e Euphorbia heterophylla (leiteiro) e culturas de interesse, como milho, soja e trigo em bandejas preenchidas com solo. Posteriormente, foi aplicado herbicidas para verificar os sintomas tanto em pré como pós-emergência. Após a aplicação, os estudantes da disciplina de Controle de Plantas Daninhas realizaram uma avaliação para identificar os herbicidas e os mecanismos de ação utilizados em cada bandeja. Aulas práticas, publicações em redes sociais e trabalhos a campo foram utilizados como procedimentos didáticos. Ao unir o conhecimento teórico com atividades práticas, os alunos se tornam capazes de enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Neste sentido, os alunos que se envolveram e participaram das atividades propostas, obtiveram progresso no conhecimento técnico.



Palavras-chave


Conhecimento, Formação diferenciada, Plantas Daninhas