Última alteração: 10-10-2023
Resumo
TOPOGRAFIA NAS ESCOLAS
Autores:
Aline Palhano;
Felipe Perin;
Gustavo Paludo Ártico;
Co-autor
Vanderleia Trevisan da Rosa;
O projeto topografia nas escolas, coordenado pela professora Vanderleia Trevizan da Rosa, foi iniciado com o objetivo de divulgar o IFRS Campus Sertão e seus cursos que tenham topografia na ementa, além de relacionar a topografia com os conteúdos trabalhados nas escolas. O projeto visa utilizar a topografia para apresentar características do campus, promovendo o interesse dos alunos em ingressar na instituição. O projeto foi desenvolvido a partir de visitações às escolas da região noroeste do estado, região onde se encontra o Campus Sertão, que eram divididas em duas partes, uma em forma teórica, na sala de aula, como forma de palestra que apresenta aos alunos o campus e seus cursos, dando enfoque aos que apresentem a topografia em sua ementa, além realizar alguns cálculos que relacionam a topografia com a matemática aprendida pelos alunos. A abordagem da parte prática, ocorre após este momento em sala de aula, na qual, no pátio da escola é escolhida uma árvore ou uma construção, e é feita a medição em triângulos para se descobrir a altura dos mesmos. Durante essas apresentações eram observados o despertar de interesse por parte dos alunos que para a grande maioria nunca havia visto os equipamentos utilizados na medição, outra observação interessante é a relação criada entre a medição prática e a matemática que eles cursaram até aquele momento na escola. Este projeto teve papel importante na divulgação do campus, dos cursos e do processo seletivo 2023/24, e por ser o primeiro ano de projeto, tende a crescer e a promover ainda mais o interesse da comunidade em ingressar no IFRS Campus Sertão.
Palavras-chave: Topografia; Escolas; Medições