Portal de Eventos do IFRS, VIII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

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Micoteca como material didático para uso em diferentes disciplinas relacionadas à fitossanidade
Luísa Fontana, Márcia Aparecida Smaniotto, Nathália Tafarel Sutorillo, Henrique Cordeiro De Carvalho

Última alteração: 11-10-2023

Resumo


O estudo da presença de fungos em culturas agrícolas é de grande relevância, uma vez que esses microrganismos desempenham função tanto patogênica quanto benéfica nas plantações. O poder patogênico de diferentes espécies de fungos pode causar danos significativos nas áreas de produção de commodities agrícolas. Portanto, a compreensão da patogenicidade desses grupos é crucial para a comunidade envolvida na área da Fitopatologia, pois permite a identificação e o controle eficaz de doenças no campo. O objetivo deste trabalho foi coletar e organizar coleções de fungos patogênicos e benéficos, especialmente na região do município de Sertão-RS. Isso proporciona a oportunidade de combinar teoria e prática, enriquecendo a educação dos estudantes. A correta identificação das espécies de fungos e a organização de coleções didáticas, incluindo coleta, isolamento, identificação e conservação em diferentes meios, são passos fundamentais para esse projeto. Essas coleções servem como recursos para disciplinas como Microbiologia Agrícola, Fitopatologia e Controle de Doenças no curso de Agronomia, e também em Defesa Sanitária Vegetal para os cursos Técnico em Agropecuária Integrado e Subsequente ao Ensino Médio, ofertados pelo IFRS - Campus Sertão. Após a consolidação dos fungos em meios de cultura e outros materiais de conservação, eles são armazenados em ambientes controlados para manter sua atividade biológica por mais tempo. Além disso, resinas epóxi e glicerina pura são utilizadas para preservar os sinais e sintomas de infecção nas plantas hospedeiras. Esses materiais são identificados e expostos no Laboratório de Fitopatologia, permitindo que os estudantes visualizem as estruturas fúngicas, sintomas e sinais deixados nas plantas, melhorando sua capacidade de identificar doenças nas culturas agrícolas. O projeto já teve resultados positivos, pois o material didático coletado e organizado foi utilizado em aulas práticas. Alguns exemplos de fungos incluem o mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum), carvão da aveia (Ustilago avenae), giberela em trigo (Gibberella zeae), ferrugem da folha da aveia (Puccinia coronata f. sp. avenae), bem como fungos benéficos como Beauveria bassiana, Isaria fumosorosea e Trichoderma sp. O projeto é fundamental para o conhecimento da identificação de fungos causadores de doenças e fungos benéficos usados no controle biológico. Ele não apenas beneficia os envolvidos na sua execução, mas também enriquece a formação acadêmica dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios na agricultura e na fitopatologia. Portanto, é uma iniciativa relevante e promissora para a comunidade acadêmica e agrícola da região.

 


Palavras-chave


Ensino; Fitopatologia; Material Didático.