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Projeto Encruzilhadas: Desenvolvendo o senso crítico nos alunos do Campus Sertão
Última alteração: 07-11-2022
Resumo
O projeto Encruzilhadas: grupo de debates sobre sociedade e atualidades
desenvolvido em 2022 no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus
Sertão, surgiu a partir do diagnóstico da ausência de um espaço para que
os estudantes pudessem desenvolver o pensamento crítico e expressar suas
opiniões sobre temas sociais relevantes para a atualidade. Esse contexto
decorre da carga horária limitada dedicada a componentes curriculares com
esses propósitos. Com a finalidade de suprir essa lacuna, o grupo de
debates busca trazer temas que possibilitem ao discente um espaço no qual
eles possam desenvolver seu conhecimento sobre questões sociais, assim como
construir seus posicionamentos, aprimorando sua capacidade argumentativa e
senso crítico. Além disso, o grupo serve como um ambiente de
socialização fora da sala de aula, em rodas de conversas em que todos
podem debater sobre o tema, possibilitando a integração de estudantes com
dificuldade de comunicação e estruturando relações coletivas relevantes
para o público-alvo do projeto. Dessa forma, o objetivo do presente
trabalho consiste em compreender de que forma o grupo contribui para que o
ambiente escolar se torne mais diverso, contemplando interesses e opiniões
variadas. Será realizada uma revisão teórica sobre juventude e meio
educacional e estudos de caso sobre a formação de grupos de debates em
escolas. Também serão realizadas descrições das atividades desenvolvidas
e conversas com os participantes para compreender se a participação no
grupo de debates trouxe novos aspectos sobre os temas abordados. Resultados
preliminares demonstraram que os participantes do grupo de debates
aprimoraram sua capacidade argumentativa, passando a considerar aspectos
novos para temas recorrentemente debatidos pela sociedade como ocorreu nos
debates: “Quais lições podemos tirar o caso Johnny Depp e Amber
Heard?”, “Guerra às drogas e suas consequências”,
“Infotoxicação: o contato tóxico com as informações de fácil
acesso” e “Maternidade Compulsória”.
desenvolvido em 2022 no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus
Sertão, surgiu a partir do diagnóstico da ausência de um espaço para que
os estudantes pudessem desenvolver o pensamento crítico e expressar suas
opiniões sobre temas sociais relevantes para a atualidade. Esse contexto
decorre da carga horária limitada dedicada a componentes curriculares com
esses propósitos. Com a finalidade de suprir essa lacuna, o grupo de
debates busca trazer temas que possibilitem ao discente um espaço no qual
eles possam desenvolver seu conhecimento sobre questões sociais, assim como
construir seus posicionamentos, aprimorando sua capacidade argumentativa e
senso crítico. Além disso, o grupo serve como um ambiente de
socialização fora da sala de aula, em rodas de conversas em que todos
podem debater sobre o tema, possibilitando a integração de estudantes com
dificuldade de comunicação e estruturando relações coletivas relevantes
para o público-alvo do projeto. Dessa forma, o objetivo do presente
trabalho consiste em compreender de que forma o grupo contribui para que o
ambiente escolar se torne mais diverso, contemplando interesses e opiniões
variadas. Será realizada uma revisão teórica sobre juventude e meio
educacional e estudos de caso sobre a formação de grupos de debates em
escolas. Também serão realizadas descrições das atividades desenvolvidas
e conversas com os participantes para compreender se a participação no
grupo de debates trouxe novos aspectos sobre os temas abordados. Resultados
preliminares demonstraram que os participantes do grupo de debates
aprimoraram sua capacidade argumentativa, passando a considerar aspectos
novos para temas recorrentemente debatidos pela sociedade como ocorreu nos
debates: “Quais lições podemos tirar o caso Johnny Depp e Amber
Heard?”, “Guerra às drogas e suas consequências”,
“Infotoxicação: o contato tóxico com as informações de fácil
acesso” e “Maternidade Compulsória”.
Palavras-chave
Debates; Atualidade; Pensamento crítico