Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Campo cultural: um espaço tempo para o sensível
Ruan da Silva Piccoli, Enzo Gabriel de Matos Ferreira, Sônia Gotler, Gabriele da Silva Albuquerque, Vanessa Carla Neckel

Última alteração: 26-10-2022

Resumo


Este projeto existe desde 2014, seu objetivo é promover a cultura e a educação através do contato com expressões artísticas como cinema, literatura, fotografia e outras. Os estudantes ano após ano, aderem ao projeto, principalmente ao cine de quinta. Esta atividade é um momento de lazer para os estudantes, sendo que existem poucas opções e lugares com atividades de diversão dirigidas. A escolha dos filmes se dá através de enquete com as ferramentas do instagram. No entanto, antes da enquete, solicita-se sugestões de filmes e/ou gêneros. Este ano, percebe-se bem acentuada a diferença de gostos entre o curso técnico em manutenção e suporte em informática e técnico em agropecuária; o primeiro com filmes da cultura geek estilo Harry Potter e o segundo com gênero ação, como por exemplo: Velozes e Furiosos. Exibiu-se vários filmes, no entanto, os bolsistas depararam-se com a falta de equipamento adequado. Contudo, não desistem, e na próxima quinta estão lá, bolsistas e plateia, na expectativa de viver emoções através da imagem em movimento. Surgiu, neste ano, uma atividade que chamou-se “curiosidades aleatórias”. Esta prática aconteceu também de forma aleatória, quando, no início do trabalho dos bolsistas junto a sua orientadora, pensou-se em como divulgar via redes sociais assuntos abordando a cultura. Nasceu então o título e com ele a capa da atividade com duas ou mais páginas em forma de carrossel. O assunto da postagem emerge de alguma conversa que é iniciada de forma totalmente despretensiosa. E quando a conversa já se desenvolveu o suficiente, cria-se o post. Nas últimas duas conversas esteve presente outro estudante que gosta deste tipo de interação. O objetivo desta atividade é deixar que as ideias brotem sem muita direção e sistematização, são aleatórias. Observou-se que estes encontros, neste formato, desenvolveu a habilidade do grupo de fazer relações entre assuntos diversos e conexões entre temas, muitas vezes, divergentes. Este projeto contribui de forma efetiva para o processo de socialização dos estudantes e também com a ampliação de repertório cultural dos mesmos. Pode-se acrescentar que as atividades tem dinâmica própria a cada ano. Neste ano de 2022, inferiu-se que o projeto renasceu com energia redobrada após dois anos de quarentena. Pretende-se realizar outras atividades até o final do segundo semestre, bem como dar continuidade ao projeto no próximo ano.



Palavras-chave


Cultura; Filmes; Conversas.