Tamanho da fonte:
Atividades práticas na formação diferenciada de futuros Engenheiros Agrônomos em 2021
Última alteração: 28-10-2022
Resumo
O engenheiro agrônomo é um profissional que deve conectar as descobertas científicas com a sua aplicação no campo. Desse modo, observa-se a importância das atividades práticas presentes durante a sua formação acadêmica para adquirir conhecimento e competência para atuar no mercado de trabalho. O curso de Bacharelado em Agronomia do IFRS estimula que os alunos participem de projetos para complementar e associar o conhecimento teórico passado em sala de aula com a prática a campo, formando engenheiros agrônomos diferenciados. O objetivo deste projeto é complementar a formação dos estudantes na área de experimentação agrícola, olericultura, ecofisiologia e controle de plantas daninhas, os tornando habilitados para atuar no espaço rural e capazes de compreender as mudanças estruturais e conjunturais do seu tempo. Foram diversas as atividades realizadas no tempo de vigência da bolsa, realizou-se atividades como: reuniões on-line para troca de experiências e aprendizado, aplicações em experimentos de buva, preparação de potes com terra e consequente transplante de mudas, demarcações para área de novos experimentos, semear plantas daninhas em bandejas, irrigar as mudas na estufa e avaliação de experimentos. Além de auxiliar em todas as atividades do grupo para obtenção de resultados, a principal atividade a ser desenvolvida por esta bolsa foi a de preparar o plantio, transplante e cuidados com as plantas daninhas que apresentam problemas de resistência para quando for possível realizar encontros presenciais demonstrando todos os conhecimentos adquiridos a outras pessoas. Neste período os resultados foram o plantio das mudas, até elas atingirem o porte adulto, onde podem ser direcionadas a estudos de curva dose resposta, e aprendendo como realizar avaliações e o contato com a pesquisa. A pandemia dificultou um pouco o processo de realização das atividades, pois não permitiu o contato entre todos os alunos participantes e também a entrada ao Campus era restrita, mas de forma geral, se nota o quanto importante é o contato com a parte prática e com a pesquisa, para desenvolvimento pessoal e profissional, quanto compreender a importância que essas atividades têm para outros profissionais da área ou para o público em geral, onde o conhecimento é repassado para outras pessoas, procurando melhorar os resultados a campo.
Palavras-chave
Formação; Experimentos; Prática