Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

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Atividades práticas na formação diferenciada de futuros Engenheiros Agrônomos em 2021
Eduarda Napp Holdefer, Paula Cristina Rossatto, Alisson Matias Hahn, Matias Manica, Wallace Santini, Alice Lazzari, Anderson Luis Nunes

Última alteração: 28-10-2022

Resumo


O engenheiro agrônomo é um profissional que deve conectar as descobertas científicas com a sua aplicação no campo. Desse modo, observa-se a importância das atividades práticas presentes durante a sua formação acadêmica para adquirir conhecimento e competência para atuar no mercado de trabalho. O curso de Bacharelado em Agronomia do IFRS estimula que os alunos participem de projetos para complementar e associar  o conhecimento teórico passado em sala de aula com a prática a campo, formando engenheiros agrônomos diferenciados. O objetivo deste projeto é complementar a formação dos estudantes na área de experimentação agrícola, olericultura, ecofisiologia e controle de plantas daninhas, os tornando habilitados  para atuar no espaço rural e capazes de compreender as mudanças estruturais e conjunturais do seu tempo. Foram diversas as atividades realizadas no tempo de vigência da bolsa, realizou-se atividades como: reuniões on-line para troca de experiências e aprendizado, aplicações em experimentos de buva, preparação de potes com terra e consequente transplante de mudas, demarcações para área de novos experimentos, semear plantas daninhas em bandejas, irrigar as mudas na estufa e avaliação de experimentos. Além de auxiliar em todas as atividades do grupo para obtenção de resultados, a principal atividade a ser desenvolvida por esta bolsa foi a de preparar o plantio, transplante e cuidados com as plantas daninhas que apresentam problemas de resistência para quando for possível realizar encontros presenciais demonstrando todos os conhecimentos adquiridos a outras pessoas. Neste período os resultados foram o plantio das mudas, até elas atingirem o porte adulto, onde podem ser direcionadas a estudos de curva dose resposta, e aprendendo como realizar avaliações e o contato com a pesquisa. A pandemia dificultou um pouco o processo de realização das atividades, pois não permitiu o contato entre todos os alunos participantes e também a entrada ao Campus era restrita, mas de forma geral, se nota o quanto importante é o contato com a parte prática e com a pesquisa, para desenvolvimento pessoal e profissional, quanto compreender a importância que essas atividades têm para outros profissionais da área ou para o público em geral, onde o conhecimento é repassado para outras pessoas, procurando melhorar os resultados a campo.

Palavras-chave


Formação; Experimentos; Prática