Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Avalição de desfolha causada por Rachiplusia nu (Guenée) (Lepidoptera: Noctuidae) em cultivares de soja (Glycine max (L.) Merrill) com tecnologia Block®.
Elias Debon Bergamin, Makeli Chiesa, Nathália Tafarel Sutorillo, Anderson Elias Menegaz, Artur Muller, Pedro Henrique Scariot Basso, Márcia Aparecida Smaniotto

Última alteração: 01-11-2022

Resumo


A Rachiplusia nu é uma lagarta desfolhadora, que tem como característica não consumir as nervuras das folhas. A ocorrência de R. nu no Brasil tem sido historicamente mais restrita à região sul. Na safra 2020/2021, sua ocorrência tem sido relatada em outras regiões brasileiras, inclusive em soja Bt, a qual expressa a proteína Cry1Ac. O objetivo desse estudo foi avaliar a desfolha nas cultivares de soja com a tecnologia Block®. Esta tecnologia foi inicialmente desenvolvida para percevejos que ocorrem em soja, apresentando potencial produtivo mesmo na presença dos percevejos. Contudo, não existem informações sobre qualquer tipo de resistência relacionado a lagartas. Em função disso, essa tecnologia será comparada a duas cultivares convencionais. Os insetos foram coletados na microrregião de Passo Fundo e mantidos em criação massal no laboratório de Entomologia Agrícola, com ambiente controlado (25°C±2°C) e dieta artificial como alimentação (dieta de Spodoptera e Helicoverpa, adaptadas). As cultivares utilizadas foram: BRS 1003 IPRO, BRS 543RR, e BRS 391 (cultivares com a tecnologia Block® obtidas da Embrapa Soja) e Brasmax Ativa RR® e Brasmax Zeus® (cultivares mais utilizadas pelos agricultores da região Norte do RS). O experimento foi conduzido em casa de vegetação sob delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e dez repetições. A semeadura foi feita em vasos identificados com capacidade de 5 L e quando atingirem o estádio V3, serão selecionados dois trifólios por planta, que receberão cinco lagartas de terceiro instar cada. Após, os trifólios serão recobertos por um saco confeccionado com tecido tipo voile para evitar a fuga das lagartas. Os insetos permanecerão nas plantas até empuparem. A desfolha comparativa entre cultivares será avaliada a cada dois dias. Ainda não dispomos de resultados pois estamos aguardando a soja atingir o estádio de infestação e o trabalho encontra-se em andamento, já que a época de semeadura da soja no campo/casa de vegetação, depende dos fatores climáticos. Os resultados serão comparados através do teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro. Espera-se que a tecnologia Block® apresente redução de desfolha, sendo uma alternativa promissora para o Manejo integrado de pragas (MIP) na cultura da soja.


Palavras-chave


Lagarta falsa medideira; Tecnologias; Manejo integrado.