Portal de Eventos do IFRS, VII SerTão Aplicado: Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

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Laboratório de matemática
Bruna Rovani Tognon, Marcionei Rech, Monica Piotsckowski

Última alteração: 31-10-2022

Resumo


O projeto Ser Tão Math tem como principal objetivo a implementação de um laboratório de matemática no IFRS – Campus Sertão, como espaço destinado a estudos diversos na área das ciências exatas, seja inserido nas disciplinas dos cursos regulares da instituição ou em demais atividades de projetos, eventos e afins. É sabido que os objetos concretos conseguem ampliar as possibilidades didáticas, através de aulas práticas que potencializam a compreensão dos conteúdos, além de propiciar novas formas de aprender e pensar matemática. Dessa forma, foram começadas as atividades através dos materiais do laboratório que são planejados e desenvolvidos pelos professores membros da área da matemática, pelo coordenador do projeto e pelos alunos bolsistas, sendo estes divididos em quatro grandes áreas: história da matemática – onde resgataram-se alguns dos principais matemáticos que contribuíram com a área como: Pitágoras, Euler, Gauss, Arquimedes e Euclides e foi montado uma galeria com sua imagem, breve histórico e suas respectivas obras; mundo geométrico – na qual construiu-se os sólidos platônicos, a coleção dos poliedros arquimedianos, além de prismas côncavos e convexos. Também foram recortados polígonos que serão utilizados para ladrilhamento e foram confeccionadas peças para a construção de cúpulas de diversos formatos; matemática na arte – em que foram criados uma representação da ponte de Da Vinci, feita somente de madeira sem uso de pregos ou suportes, mantida a partir do suporte de vigas cilíndricas simples. Além disso, foram recortadas figuras em madeira que formam mosaicos da obra de Maurits Cornelis Escher e construídos alguns exemplos de fractais; atividades e jogos matemáticos - planejados com o intuito de abordar os conteúdos de maneira mais dinâmica e desenvolver o raciocínio lógico, como por exemplo: quatro é o limite, jogo da velha triangular, soma 15, desafio das oito damas, etc. A partir disso, os materiais foram dispostos e organizados para formar um local dinâmico e atraente, onde espera-se que muitas atividades possam ser desenvolvidas e que o laboratório seja uma ferramenta no auxílio a aprendizagem e desperte o interesse dos estudantes e de toda a comunidade que venha conceder e utilizar este espaço.

Palavras-chave


Matemática; Laboratório; Ensino