Portal de Eventos do IFRS, V SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Experiência do uso da Aprendizagem Baseada em Projetos no curso de Agronomia do IFRS-Campus Sertão
Daniela Hoffmann, Márcio Luis Vieira, Ana Sara Castaman, Josimar de Aparecido Vieira, Letícia Lanfredi, Angélica Tommasini, Luana Anchieta Rocha, Everton de Matos

Última alteração: 18-01-2021

Resumo


O Project Based Learning (PBL), que tem por significado “aprendizagem baseada em projetos”, sustenta-se na construção do conhecimento por meio de um trabalho longo de investigação que venha a responder a uma pergunta complexa, um problema ou um desafio. A partir dessa questão inicial, os estudantes se envolvem em um processo de pesquisa, elaboração de conjecturas, busca por recursos e aplicação prática da informação até chegar a um produto final ou a uma solução de um problema. A aprendizagem baseada em projetos torna o aprender e o fazer indissociáveis. Aprender com o PBL tem a ver diretamente com a exploração do contexto, a comunicação entre pares e a criação a partir do conhecimento, sendo que é especialmente na etapa final, a produção de resultados, que a tecnologia enriquece o processo: estudantes podem organizar suas descobertas em formatos multimídia e fazendo uso de gráficos e tabelas, vídeos, aplicativos, ferramentas ou experimentos. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos estudantes acerca do uso do PBL como estratégia de ensino nas aulas do Curso de Agronomia do IFRS-Campus Sertão. Para tanto, a metodologia empregada consistiu em aplicar atividades embasadas na técnica do PBL, na unidade curricular de Hidráulica Agrícola, nas turmas dos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017. Durante as aulas do componente curricular, os alunos foram desafiados a desenvolverem experimentos práticos vinculados aos conteúdos trabalhados. O total de estudantes expostos à técnica foram de 191 e a amostra da pesquisa (retorno do questionário) foi de 179 alunos. Os dados prospectam de que os estudantes em sua maioria (94,44%) não conheciam a técnica e dos respondentes 100% afirmaram que acharam muito importante utilizar a mesma, assim como confirmaram que as aulas tornaram-se mais atrativas com o uso desta, propiciando um melhor entendimento do conteúdo abordado em sala de aula. Quando perguntados sobre a experiência em relação ao uso do PBL durante as aulas, 92,22% responderam que acharam muito interessante e 92,77% constataram que a atividade atingiu os objetivos pedagógicos propostos. Em relação ao questionamento se a prática tinha colaborado para a atividade de raciocínio 90% percebeu que sim e 95% acreditam que esta pode ser uma ferramenta que facilita o aprendizado. Os resultados indicaram ser relevante o uso desta estratégia de ensino, uma vez que melhorou a construção do conhecimento em sala de aula e possibilitou o desenvolvimento da criatividade por parte dos alunos.

Palavras-chave


Trabalho Pedagógico; Educação Profissional e Tecnológica, Estratégia de ensino.