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Ensino de inglês e espanhol através do projeto Sertão Bilíngue
Última alteração: 25-01-2021
Resumo
O projeto de ensino Sertão Bilíngue foi criado no ano de 2017, com o intuito de oportunizar aos estudantes do IFRS - Campus Sertão o ensino complementar de línguas estrangeiras. Atualmente conta com 2 bolsistas de ensino, 6 estudantes voluntários e 3 professoras. Devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o projeto teve que se reinventar, passando a ser desenvolvido de forma virtual, com ênfase para as publicações feitas nas redes sociais Instagram e Facebook, abrangendo as principais áreas de estudo no campus, além de curiosidades e dicas das línguas inglesa e espanhola. Os posts são denominados AgroMonday (destinado ao vocabulário relacionado às áreas da agricultura e pecuária), Traveling Around the World (voltado à curiosidades dos mais diversos pontos turísticos do planeta), Mi-Español (dedicado ao vocabulário da língua espanhola), TechThrusday (onde são apresentadas palavras e expressões relacionadas à tecnologia), e Free Friday (diversos posts com a temática livre). Para a elaboração dos posts a metodologia adotada é a de pesquisa em livros, dicionários, sites e publicações científicas, além do contato com pessoas que tenham experiência em determinado assunto. Além das publicações, o projeto também oferece três modalidades de cursos de inglês e espanhol, através de encontros virtuais, sendo uma turma de conversação em inglês, uma de conversação em espanhol e o laboratório de aprendizagem de inglês (onde estudantes com nível iniciante/ pré-intermediário têm a oportunidade de praticar e ‘experimentar’ a língua inglesa através de atividades diversificadas). Os encontros virtuais são realizados por intermédio da plataforma Google Meet® e ministrados pelas professoras, com o auxílio dos estudantes bolsistas/ voluntários. Levando em consideração que projeto de Ensino Sertão Bilíngue tem como principal objetivo oportunizar aos estudantes um ensino de línguas estrangeiras de forma gratuita e com qualidade, observa-se que os resultados parciais são positivos, visto que tanto os estudantes que participam das aulas quanto o público que interage nas redes sociais afirmam estar adquirindo conhecimento de forma interativa e dinâmica. Desta forma, salienta-se a importância do projeto, visto que as línguas estrangeiras são imprescindíveis tanto para a vida pessoal quanto para o mundo do trabalho.
Palavras-chave
Ensino; Redes Sociais; Línguas Estrangeiras.