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Atividades práticas na formação diferenciada de futuros Engenheiros Agrônomos
Mateus Gasparetto, Monique Webber Montano Webber, Lênio Maschio, Alisson Matias Hahn, Juliara Floriano Dos Santos, Valéria Boito Da Silva, Matias Manica, Paula Cristina Rossatto, Felipe Bagnara, Júlia Loss Ribas, Leonardo Frosi, Ana Paula Hahn, Anderson Luis Nunes

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O Curso de Bacharelado em Agronomia do IFRS possui carga horária total de 5.420 horas e a integralização dos créditos ocorre pela oferta de disciplinas em diversas áreas. As atividades práticas permitem a formação diferenciada dos alunos por estimular o aprendizado de forma criativa e construtiva. Dessa forma, objetivo principal deste projeto é complementar a formação dos alunos nas áreas de experimentação agrícola, olericultura e plantas daninhas por meio de atividades práticas de campo, formando Engenheiros Agrônomos emancipados e habilitados para a atuação vinculada ao espaço rural, capazes de compreender as mudanças estruturais e conjunturais do seu tempo. Na Experimentação Agrícola os alunos irão desenvolver uma pesquisa prática. Na olericultura o cultivo de hortaliças foi escolhido para que o aluno acompanhe todas as fases de desenvolvimento da planta devido ao desenvolvimento precoce das hortaliças. Na área de plantas daninhas serão desenvolvidas práticas voltadas na resolução de problemas reais. Os conteúdos curriculares priorizados estão relacionados principalmente às disciplinas de Experimentação Agrícola, Olericultura, Ecofisiologia de Plantas Daninhas e Controle de Plantas Daninhas. Os procedimentos didáticos utilizados serão variados, como encontros expositivos (aulas, reuniões, conversas na sombra de uma árvore), demonstrações, aulas práticas e trabalhos de campo. A avaliação do processo de aprendizagem dos alunos estará relacionada com o tipo de procedimento didático utilizado em cada atividade. Os avanços no conhecimento técnico serão evidentes nos alunos participantes do projeto de ensino. Neste ano de 2020 não houve possibilidade de pôr em prática as atividades presenciais propostas no projeto por conta da pandemia, o que descaracterizou o projeto inicial, mas não impediu o andamento das atividades deste.


Palavras-chave


Atividades práticas; Pesquisa, Conhecimento.