Última alteração: 25-01-2021
Resumo
Considerando as demandas em educação inclusiva do IFRS Campus Sertão, o projeto se propõe a realizar ações inclusivas voltadas ao atendimento das necessidades educacionais específicas de estudantes na instituição. Seu desenvolvimento surge a partir da articulação entre o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI), buscando fortalecer as ações afirmativas do IFRS. Frente aos desafios gerados pela pandemia de covid-19 em 2020, que gerou impactos bastante significativos na questão da inclusão dos estudantes acompanhados pelo NAPNE e NEABI, a necessidade da monitoria acadêmica para auxiliar no atendimento a estes discentes tornou-se ainda mais evidente. A monitoria acadêmica busca auxiliar os estudantes ao longo do seu processo de ensino e aprendizagem, considerando alcançar sucesso na sua permanência e êxito acadêmico. A proposta pretende hoje colaborar para a construção de experiências de ensino-aprendizado na realização das APNPs - Atividades Pedagógicas Não-Presenciais. As atividades ainda estão em um momento de desenvolvimento inicial, não havendo ainda resultados mais amplos a serem relatados inicialmente; porém, verificamos o grande potencial e importância das monitorias durante os próximos meses.