Última alteração: 25-01-2021
Resumo
O teatro é um dos importantes instrumentos que pode ser utilizado como ferramenta pedagógica para auxiliar o processo de ensino aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e profissional dos sujeitos, pois as atividades realizadas possibilitam estimular e aprimorar a oratória, concentração, atenção, autoconfiança, criatividade, sensibilidade, responsabilidade, senso crítico e a visão de mundo. Sendo assim, o teatro se torna uma atividade significativa para o desenvolvimento dos sujeitos em seus aspectos físicos, sociais, cognitivos e emocionais. O Grupo Apollo de Artes Cênicas do IFRS Campus Sertão tem como objetivos além de promover a integração entre os estudantes do campus; desenvolver e ampliar a formação dos sujeitos que venham fazer parte deste projeto. Aprimorar suas habilidades cognitivas e sociais, bem como fomentar momentos artísticos e culturais para a comunidade acadêmica. O projeto é desenvolvido com encontros síncronos através do google meet, tendo como metodologia oficinas interativas com jogos dramáticos adaptados para este momento de pandemia, leituras, estudos de textos, processos de criação, ensaios, vídeos com enquetes e palestras. E, através de atividades assíncronas onde se trabalha com a organização de materiais, elaboração do dossiê das atividades e ensaios dos textos. Inicialmente participaram apenas as estudantes bolsistas, que auxiliaram no planejamento, organização dos materiais e divulgação do projeto para toda comunidade acadêmica. Após a divulgação, os demais estudantes e servidores que manifestaram interesse em participar de maneira voluntária passaram a fazer parte do grupo. O andamento do projeto já proporcionou a elaboração de um dossiê com jogos dramáticos, criação de um perfil no Instagram e um canal no Youtube para divulgação e postagem dos trabalhos produzidos. Declamação do poema Setembro Amarelo de Luciana do Rocio Mallon, do poema “Pássaro Quero-Quero” autoria de Carol Carolina, e da mensagem Saudades, os quais foram encaminhados por e-mail a todos os servidores e estudantes do Campus. Realização da abertura do evento Circuito Diversifica com o poema “Imagine a Paz” autoria de Bráulio Bessa, além da parceria firmada com um grupo de teatro da cidade de Erechim e um professor do Instituto Federal Catarinense, para a produção de um espetáculo. Fazendo uma retrospectiva do andamento do projeto pode-se dizer que o teatro está conseguindo proporcionar a toda comunidade acadêmica momentos culturais com palavras de acolhimento e incentivo, neste momento delicado que estamos vivendo, além de aprimorar a capacidade de comunicação, criatividade, desenvoltura e desinibição e autoconfiança de seus participantes bolsistas e voluntários.