Última alteração: 25-01-2021
Resumo
A monitoria de química para o ensino superior é um projeto de ensino desenvolvido no IFRS - Campus Sertão. Vinculado ao Edital IFRS nº 68/2019. Se justifica a partir da experiência docente nas disciplinas de Química do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do contexto do ensino remoto emergencial imposto pela pandemia de Covid-19. O objetivo do projeto é desenvolver e oferecer aos estudantes atividades que potencializam a aprendizagem efetiva de conceitos químicos, por meio de propostas didáticas inovadoras e contextualizadas. Diante do distanciamento social, o IFRS optou por oferecer Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), equivalentes aos componentes curriculares dos cursos, as quais são ofertadas aos estudantes que optaram por aderir. Nesse contexto, uma das frentes de atuação do projeto é a disponibilização de espaços de trocas de forma remota entre bolsistas e alunos da LicBio que apresentaram dificuldades nos conceitos desenvolvidos na disciplina de Química Geral. Assim, esses espaços online de discussão foram criados, com encontros síncronos (pelo Google Meet) ou não (via whatsapp), para superação das dificuldades. Neste trabalho, apresenta-se a monitoria desenvolvida junto à referida APNP, para dar suporte e sanar as dúvidas dos alunos. Tal ação do projeto iniciou no mês de setembro de 2020, através da plataforma Google Meet, com duração de 1 hora semanal por encontro síncrono. Além disso, alguns alunos adotam o contato por grupo de whatsapp para dirimir dúvidas pontuais junto à bolsista. Durante os encontros perceberam-se dificuldades básicas como o uso da calculadora científica, adoção de notação científica, arredondamento de cálculos e balanceamento de equações químicas, dúvidas essas sanadas durante os diálogos. Pode-se concluir que a atividade do projeto obteve êxito, pois colaborou para dirimir dúvidas através da resolução de problemas contextualizados. Por outro lado, verificou- se baixa adesão por parte dos alunos das APNP, justificada pela falta de tempo em virtude de seus trabalhos e das demandas do contexto atual. Além disso, cabe destacar a importância da monitoria desenvolvida no projeto para qualificação da experiência da licencianda, na qual foi possível exercer o papel de ensino e aprendizagem, tão caro à formação inicial docente. Ademais, espera-se dar continuidade ao desenvolvimento do projeto durante e após as APNP, promovendo ações e propostas didáticas de ensino de Química e de Ciências que contribuam para a permanência e êxito dos alunos nas disciplinas de Química na instituição.