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Projeto de ensino: novos desafios a partir do ensino remoto na Educação Profissional e Tecnológica
Luana Anchieta Rocha, Angélica Tommasini, Everton de Matos, Ana Sara Castaman

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


Novas formas de ensinar e aprender estão sendo implementadas em muitas instituições educacionais, sejam públicas ou privadas, visto o desenvolvimento de suas atividades de forma remota devido a pandemia do coronavírus (COVID-19). Desta forma, o projeto de ensino “Estratégias de ensino e elaboração de materiais didático-pedagógicos de apoio à Educação Profissional e Tecnológica”, ofertado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRS) – Campus Sertão também sofreu ressignificações e modificações em seu planejamento para que os professores continuassem sendo atendidos, a despeito dos desafios oriundos dessa nova realidade. O projeto tem como finalidade servir de aporte aos docentes por meio de pesquisas, sugestões e instrumentalização de ações que promovam o processo de ensino e aprendizagem, na modalidade da Educação a Distância. Para tanto, a metodologia utilizada pautou-se em uma abordagem qualitativa, de objetivos exploratórios, por meio de técnica bibliográfica, baseado em autores que se ocupam dessa temática e do relato de experiência das atividades desenvolvidas no ano de 2020. Ressalta-se que os integrantes do projeto tiveram que assimilar em tempo recorde as novas tecnologias digitais e, elaboraram um cronograma de e-mails com dicas/estratégias de como trabalhar no ensino remoto, bem como criaram um canal no Youtube com vídeos explicativos relacionados ao Moodle (inserir arquivos, inserir vídeos, jogos, entre outros), plataforma oficial do IFRS. O canal conta atualmente com 40 inscritos e, aproximadamente, 60 visualizações por vídeo. O projeto ainda possui outro importante meio de divulgação de suas ações, ou seja, uma página no facebook. Neste, difunde-se informações relacionadas a área educacional. Ainda, elaborou-se protocolos de uso do Moodle, atendimento por webconferência de professores, produção de artigos e participação em eventos científicos. Os resultados atingidos são avaliados desde a criação do projeto até o presente momento, os quais indicam que os educadores demonstram-se interessados, incentivados a aplicar no fazer pedagógico as informações disponibilizadas e produzidas pelos integrantes do projeto. Também, o projeto de ensino tem contribuído substancialmente para a formação continuada de seus integrantes.

Palavras-chave


Ensino Remoto; Educação Profissional e Tecnológica; Estratégias de ensino.