Última alteração: 25-01-2021
Resumo
O projeto Núcleo de Produções Audiovisuais (NUPA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Sertão surgiu com o intuito de tornar o conhecimento linguístico mais acessível, tanto para alunos e servidores do câmpus, quanto para a comunidade externa. Para que isso fosse possível, criamos a iniciativa “SimplIFica Português”, um conjunto de redes sociais nas quais publicamos os conteúdos produzidos. Desse projeto fazem parte três professores colaboradores e quatro alunos bolsistas - sendo todos os bolsistas, estudantes do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. Dessa forma, esse projeto se justifica por ser um instrumento de aprendizagem sobre a linguagem, bem como de divulgação institucional. Nesse sentido, o objetivo deste resumo é expor os procedimentos de trabalho e alguns resultados obtidos até o presente momento. A nossa metodologia de trabalho funciona da seguinte maneira: o nosso professor coordenador produz os roteiros nos quais trabalhamos durante a semana. Feito isso, os narradores gravam os áudios e os encaminham aos editores, que após produzirem o vídeo, enviam-no para que o responsável pelas redes sociais possa publicá-lo. Com o trabalho realizado até o momento, podemos mencionar, enquanto resultados parciais, a realização de um canal no YouTube, que vem sendo alimentado com conteúdos toda semana, uma página no Instagram e uma no Facebook. Nessas páginas, são postados conteúdos diariamente. No Instagram, temos um foco maior em dicas de gramática, recomendações de filmes e enquetes, enquanto no Facebook, focamos na publicação de memes voltados à vida escolar. Nessas plataformas, o público que conquistamos é majoritariamente formado por estudantes e vestibulandos, porém, também alcançamos pessoas que, apesar de não estarem mais na escola, gostam de apreciar um conteúdo de qualidade, além de se divertir com nossos posts cômicos. Dessa forma, nosso trabalho pode auxiliar no ato de tornar o conhecimento linguístico mais acessível para a comunidade interna e externa ao IFRS. Ademais, o projeto exercita o trabalho em grupo dos participantes, aprimora competências como dicção e vocabulário, conhecimentos técnicos sobre ferramentas de edição e mídias sociais e ainda, produz conhecimento sobre linguagens de um jeito muito mais dinâmico e autônomo, agregando muito na experiência acadêmica e profissional dos participantes.