Portal de Eventos do IFRS, V SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
O trabalho de narrador em um projeto de produções audiovisuais
Bruno Silva do Nascimento, Ederson Henrique de Souza Machado

Última alteração: 25-01-2021

Resumo


O Núcleo de Produções Audiovisuais (NUPA) é um projeto de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, o IFRS - Campus Sertão. Nesse projeto, os bolsistas, com a instrução do coordenador, produzem vídeos educacionais sobre a linguagem. Dessa maneira, para que os vídeos sejam produzidos, um dos papéis no projeto é o de narrador, sendo essa função cumprida por dois bolsistas. Essa função no NUPA se justifica, pois é esse trabalho que dá corpo vocal aos roteiros. Para tanto, destaca-se que nosso trabalho, em relação às produções audiovisuais, acontece da seguinte forma: o coordenador do projeto manda dois roteiros para os bolsistas, com as respectivas funções de cada um em cada roteiro, tendo cada roteiro um narrador e um editor. Então, o narrador executa seu papel, gravando o áudio sobre o texto designado, após ter treinado a leitura de tal roteiro, geralmente, por duas vezes. Em seguida, após ter gravado, o narrador envia o áudio para o editor designado para a respectiva produção. Ainda, enquanto ocorre esse processo, o bolsista denominado para o marketing movimenta as redes sociais do projeto. A essa altura da realização do projeto, podemos relatar alguns resultados parciais, bem como algumas considerações específicas sobre o trabalho de narração. Portanto, em virtude do que foi realizado até aqui, obtivemos vários vídeos, sendo uma parte deles postados na plataforma do YouTube e em nossas redes sociais, bem como outros programados para upload. Também, verificamos que, somente com uma boa narração, a pessoa que assistir ao vídeo irá entender todo o seu conteúdo, de forma que nos vídeos é importante que a narração seja clara e bem executada, com a melhor entonação e dicção possível, para que assim o espectador do vídeo absorva da melhor maneira o que está sendo dito. Ademais, como resultado, através desse projeto, além de ajudar os alunos do próprio Campus Sertão com a matéria de língua portuguesa, levamos nosso Instituto Federal para além dos portões da escola, com nossos vídeos, auxiliando estudantes de diferentes cidades e escolas, e, divulgando o nome do IFRS à comunidade externa. Finalmente, o projeto traz benefícios também para os bolsistas narradores, pois, por meio do NUPA, eles treinam, além da leitura, a dicção e a entonação, assim como aprimoram a desenvoltura e a confiança, não só com a voz, mas com toda a personalidade em geral.

Palavras-chave


Linguagem; Narração; SimplIFica.