Portal de Eventos do IFRS, IV SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Desmistificando a apicultura
Braian Lucas de Souza de Araujo, Juliano Hideo Hashimoto

Última alteração: 09-10-2019

Resumo


A criação de abelhas é uma atividade milenar com grande importância alimentar, terapêutica, cosmética e econômica, apresentando-se como uma alternativa de renda, sendo de fácil manutenção e de baixo custo inicial. Pode ser uma atividade importante na complementação de renda para o pequeno agricultor, promovendo o desenvolvimento regional ao mesmo tempo que conserva o meio ambiente. No entanto, para que ganhe novos adeptos é necessário desmistificar a atividade, uma vez que muitos consideram as abelhas “insetos agressivos” e que não poderiam ser manejados com outros tipos de criações. Dessa forma o objetivo do projeto é desmistificar a apicultura junto aos estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, através de aulas práticas e monitorias, auxiliando na fixação do conteúdo ministrado em sala de aula, a fim de transformá-los em agente multiplicadores, através de uma melhor compreensão dos conhecimentos inerentes a atividade apícola. Através da apropriação de saberes, espera-se que os envolvidos aprendam a conviver e desenvolver atividades apícolas de forma racional, desmistificando que o trabalho com as abelhas seja árduo, difícil e perigoso. Para isso, estão sendo realizadas atividades para a estruturação e manutenção do setor de apicultura, contribuindo para a realização de aulas práticas, assim como monitoria aos estudantes. No intuito de aperfeiçoar os conhecimentos do bolsista foi realizada revisão bibliográfica, apresentação e discussão de seminários com os seguintes temas: Produção de geleia real e rainhas; Colheita e beneficiamento do mel. A monitoria, além de auxiliar e reforçar o conhecimento dos discentes, promove a troca de saberes e crescimento intelectual entre orientador, monitor e monitorados, fazendo com que a construção do conhecimento se dê de forma mais eficaz. Esta vem sendo realizada uma vez por semana, com duração de uma hora e meia, visando sanar dúvidas dos estudantes do curso Técnico em Agropecuária. A prática de monitoria realizada entre alunos, torna-se uma importante ferramenta para o ensino-aprendizagem, uma vez que o esclarecimento de dúvidas entre os pares pode se dar de maneira mais simples, pois alguns estudantes acabam se sentindo inibidos na presença da turma e/ou professor. Fato este percebido pelo docente, visto que o bolsista tem relatado questões diferentes daquelas realizadas em sala de aula. Assim, o projeto tem possibilitado um melhor aprendizado teórico-prático, tanto do bolsista como dos estudantes envolvidos, contribuindo para a sua formação pessoal e profissional.

Palavras-chave


Abelha; Apiário; Monitoria

Texto completo: PDF