Portal de Eventos do IFRS, IV SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Coleções didáticas em Entomologia agrícola
Virginia Tereza Vieira Müller, Getulio Jorge Stefanello Júnior, Marcia Aparecida Smaniotto, Gabriel Aguiar, Letícia Aparecida dos Santos Rosa

Última alteração: 09-10-2019

Resumo


A Entomologia Agrícola é o estudo das pragas agrícolas que causam danos às plantas cultivadas e dos métodos para controlá-las ou manejá-las. O Manejo Integrado de Pragas (MIP), prática que prevê a utilização isolada ou harmoniosa de diferentes métodos para o controle de pragas, tem sua base fundamentada em quatro principais etapas: taxonomia, amostragem, níveis de controle e mortalidade natural no agroecossistema. A taxonomia, que trata do reconhecimento das pragas mais importantes, considerando, nesse contexto, a identificação taxonômica e a bionomia das pragas-chaves (biologia, hábitos, hospedeiros, inimigos naturais, entre outros), é de fundamental importância e o alicerce primeiro do MIP. Nesse sentido, além dos estudos teóricos, a utilização de coleções torna-se importante estratégia didática em Entomologia Agrícola. Ademais, traz, por meio dos exemplares, uma diversidade que, dependendo da época de cultivo e da oferta da disciplina, não seria possível observar nos ambientes agrícolas. Tal prática, portanto, é complementar a teoria já vista em sala de aula. O objetivo geral do projeto é colaborar com o processo de ensino-aprendizagem de Entomologia Agrícola por meio de coleções didáticas, realizando a montagem e preservação dos exemplares de insetos disponíveis no Laboratório de Entomologia Agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Sertão, sistematizando os exemplares de insetos em grupos taxonômicos, em grupos de pragas agrícolas e em grupos de inimigos naturais de pragas agrícolas. Com relação à metodologia utilizada para a organização das caixas entomológicas, em um primeiro momento foram organizadas as coleções com exemplares adultos de insetos, conforme as ordens a que pertencem. Estes insetos, transfixados com alfinetes entomológicos em placas de isopor, se encontram preservados, separados conforme as Ordens, grupos de pragas agrícolas e inimigos naturais. Posteriormente será realizada a organização dos exemplares de insetos imaturos. Parte dos insetos já está organizada no laboratório e alguns exemplares estão sendo utilizados em aulas práticas no curso Técnico em Agropecuária e Agronomia. Futuramente ficarão disponíveis insetos para serem utilizados também em palestras e cursos promovidos pelo Campus Sertão, contribuindo ainda mais com o processo de ensino-aprendizagem. A execução do projeto contribuiu grandiosamente para com os conhecimentos acerca da identificação de insetos-praga, inimigos naturais e preservação dos insetos, não somente para o executor do projeto, mas, também, aos alunos que tem a oportunidade de ter contato direto com os insetos durante as aulas práticas, contribuindo de forma extremamente positiva para a formação acadêmica dos mesmos.

Palavras-chave


Insetos; Ensino; Taxonomia

Texto completo: PDF