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Blended Learnig: experiência do uso do ensino híbrido no curso de Agronomia
Márcio Luis Vieira, Ana Sara Castaman, Josimar de Aparecido Vieira, Daniela Hoffmann, Angélica Tommasini, Letícia Schäfer Timm

Última alteração: 25-10-2019

Resumo


Nos dias atuais a tecnologia está presente de uma forma muito intensa na rotina das pessoas, que vivem conectadas de alguma forma por meio do uso de diferentes equipamentos. Muitas instituições de ensino estão utilizando programas on-line e plataformas assistidas para explorar o processo de ensino-aprendizagem e tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, melhorando a comunicação entre professores e alunos. Entende-se que o termo “Híbrido” significa mesclado, misturado e a educação em si, a todo o momento foi misturada ou híbrida, pois, continuamente combinou espaços, atividades, metodologias, tempos e públicos variados. Nos tempos atuais esse processo, com a mobilidade e a conectividade, é muito mais intenso, amplo e profundo, já que se refere a um meio mais criativo e imaginativo. Assim, o presente trabalho tem como finalidade identificar a percepção dos alunos do curso de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)-Campus Sertão sobre a utilização da plataforma Moodle no ensino presencial. A metodologia remete a um estudo de caso com abordagem qualitativa, sendo o instrumento de coleta de dados um questionário com 20 perguntas fechadas, respondidos por 139 estudantes matriculados em três unidades curriculares do curso que se utilizaram da plataforma. Os respondentes eram predominantemente do sexo masculino (70%), com computador (100%) e disponibilidade de acesso à internet em suas residências (97,5%). Na grande maioria não conheciam a plataforma Moodle antes do emprego na disciplina (80%). Em relação ao impacto da utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) no ensino e em relação aos hábitos de trabalho/estudo, 85% avaliaram como positivo ou muito positivo, 70% no decurso das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma e 75% nos resultados das atividades de ensino/aprendizagem em que utilizou a plataforma, mas somente 40% consideraram como positivo ou muito positivo no seu espírito crítico, 45% no seu envolvimento pessoal e 22,5% no envolvimento das pessoas com quem interagiu na plataforma. Os resultados indicaram que o uso do Moodle se constituiu como uma estratégia pedagógica que melhorou a construção do conhecimento em sala de aula, reforçando a importância do ensino Híbrido. Apesar dos apontamentos positivos em relação à ação, os estudantes também concordam que, apesar de suas vantagens, as atividades e aulas via ambiente virtual de aprendizagem não substituem as aulas presenciais. Estes estudantes também reforçaram a necessidade de um contato mais direto com o professor quando estão em sala de aula.

Palavras-chave


Ambiente Virtual de aprendizagem; Ensino presencial; Alunos.

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