Portal de Eventos do IFRS, IV SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Camerata
Fábio Rafael de Vargas, Gláuber Barbacovi Ribeiro, Felipe Batistella Alvares

Última alteração: 09-10-2019

Resumo


O projeto de ensino “Núcleo de Música” foi criado em 2015 com a intenção de auxiliar no entendimento de aprendizagem e vivência com a música, voltado aos discentes do IFRS- Campus Sertão. Este projeto faz com que os integrantes tenham um espaço diferenciado da sala de aula e possam ter uma visão maior sobre desenvolver música de um modo sistemático e acadêmico. Tem como objetivo principal propiciar o estudo da música em seus aspectos técnicos, teóricos e práticos, em performance e apreciação musical. Para a efetivação desta proposição, sua realização se dá por meio das atividades de arranjo, ensaio e performance da Banda ComboS, das atividades de ensino musical da Camerata Sertão e da organização da 2ª Mostra Artística IFRS-Sertão. Este resumo, irá relatar, especificamente, as atividades empreendidas pela Camerata Sertão. Neste ano uma parte do projeto está focada na oferta de oficinas de música para alunos não bolsistas que desejam aprender a tocar um instrumento musical. A ação consiste em no estudo de técnica, repertório e prática de conjunto; conta com 15 alunos que estudam violão, acordeon, baixo elétrico, escaletas e teclado. Os encontros acontecem semanalmente e são divididos em duas partes, na primeira temos a leitura das partituras e o estudo técnico de cada naipe de  instrumentos, e na segunda parte temos o ensaio geral com todos os instrumentos juntos. Essa experiência tem apresentado resultados positivos pois tem se mostrado capaz de gerar aprendizagem na área da música. Além disso o grupo demonstra interesse e compreensão pelo conteúdo trabalhado, agindo com esforço, empenho, responsabilidade e respeito a todos. Observa-se que há motivação dos participantes, sendo que a cada ensaio é mais notável o progresso das atividades. Por fim, espera-se que os alunos que passam pelo projeto tenham uma experiência significativa com diferentes modos de fazer música, tornando-os mais críticos em relação à diversidade musical e, conhecedores de questões teóricas e técnicas adequadas para a realização musical.



Palavras-chave


Ensino; Artes; Projeto

Texto completo: PDF