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Quem vai cuidar das “Mimosas”? Sucessão familiar na bovinocultura de leite
Gabriela Báo Rosolen, Duane Beatriz do Nascimento, Taynah Cristina Monteiro, Raquel Breitenbach

Última alteração: 17-10-2019

Resumo


O projeto “Quem vai cuidar das “Mimosas”? Sucessão familiar na bovinocultura de leite” foi criado em 2017 a partir da seguinte demanda da sociedade, identificada por pesquisas científicas: dificuldades no processo de sucessão familiar na agricultura, que são acentuadas na bovinocultura de leite. Decorrente deste contexto, o projeto tem como objetivo auxiliar no processo de sucessão rural, estimulando crianças, adolescentes e jovens rurais a valorizarem a agricultura e a bovinocultura de leite, aumentando as possibilidades de permanecerem no campo. Metodologicamente foram estipuladas ações com a comunidade regional, nas redes sociais e com organizações de extensão rural. As ações têm como público alvo principal, crianças e adolescentes filhos de agricultores familiares que trabalham com a bovinocultura de leite na cidade de Sertão, Rio Grande do Sul e entorno. Como público alvo secundário, destacam-se os familiares das crianças e adolescentes, a população que interage nas redes sociais e leem ou participam de apresentações e publicações do Projeto. As ações desenvolvidas pelo projeto são: elaboração de materiais didáticos com conhecimento codificado e acessível às crianças e adolescentes filhos de pecuaristas de leite; produção de artigos sobre sucessão rural, apresentados em congressos, feiras e salões de extensão; produção e publicação de material sobre o campo, agricultura, sucessão e bovinocultura de leite; ações in loco nas propriedades rurais, para envolvimento de crianças e adolescentes (regionalmente foram selecionadas doze crianças e adolescentes filhos de pecuaristas de leite). Como principais ações e resultados do projeto, destacam-se: envolvimento de pais e crianças das propriedades de leite; ineditismo na elaboração de cinco livros para o público infantil; desenvolvimento da identidade para o Projeto e para o público-alvo; elaboração de tirinhas e jogos sobre bovinocultura de leite, que intercalam diversão e aprendizado; publicação de artigos sobre sucessão familiar em sites especializados; atualização permanente do grupo “#SoudoCampo” no Facebook, com mais de dois mil participantes; confecção de camisetas e adesivos para promoção do tema sucessão. Como conclusões, destaca-se o retorno e receptividade positiva recebidas do público alvo (crianças e adolescentes), pais e comunidade em geral. A sociedade que participa do projeto se sente atuante, podendo opinar, sugerir, interagir e se desenvolver. As ações desenvolvidas têm fomentado um sentimento de pertencimento com o campo, empoderando o público participante e gerando conhecimento e informação sobre o tema sucessão. Também são geradas oportunidades para os bolsistas, experenciando o contato com bovinocultores de leite e com o meio acadêmico.


Palavras-chave


Gestão; Sucessão geracional; Sou do Campo.

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