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O PROCESSO DE EVASÃO (OU DESISTÊNCIA) DE ESTUDANTES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA OFERECIDOS PELO IFRS - CAMPUS SERTÃO
Emanuele de Souza Teló, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Ana Sara Castaman, Ivan Carlos Bagnara, Josimar Aparecido Vieira

Última alteração: 04-10-2019

Resumo


A evasão escolar ocorre desde a educação básica à superior, tanto em instituições públicas quanto privadas. Compreender a evasão implica conhecer e compreender os processos de mudanças pelos quais passam os estudantes durante seu período de formação. Na educação profissional a situação não é diferente, sendo que nos Cursos Superiores de Tecnologia (CST), o constante abandono tem sido motivo de preocupação não só das instituições de ensino, mas também da sociedade como um todo. No IFRS – Campus Sertão, esta evidência está presente nos CST em Agronegócio, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Ambiental. Diante dessas ponderações, este projeto de pesquisa tem a finalidade de compreender os fatores que estão contribuindo para a evasão (ou desistência) de estudantes que ingressam em CST que são oferecidos pelo IFRS – Campus Sertão, analisando a situação escolar/acadêmica dos ex-estudantes desses cursos. Está sendo desenvolvido a partir de dois momentos: pesquisa bibliográfica a partir de material já publicado e pesquisa de campo por meio de um estudo de caso envolvendo ex-estudantes dos CST em Agronegócio, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Ambiental, que ingressaram entre os anos 2010 e 2018. A coleta de dados está sendo realizada por meio da aplicação de um questionário a 20% desses ex-estudantes, perfazendo um total de 106, que foram escolhidos de forma aleatória, por meio de sorteio. Além disso, está sendo realizada análise documental, abrangendo planos de ensino dos componentes curriculares, materiais didáticos, referências utilizadas e o Projeto Político Pedagógico dos cursos envolvidos. Espera-se com esta investigação contribuir para a institucionalidade do IFRS – Campus Sertão, demais Campi do IFRS e outros Institutos Federais assim como para o planejamento, definição e retroalimentação de políticas educacionais voltadas para a educação profissional. Enseja-se subsidiar propostas, em âmbito didático, curricular e avaliativo do PPP dos cursos envolvidos e de outros cursos e instituições similares.


Palavras-chave


Educação Profissional e Tecnológica, Cursos Superiores de Tecnologia, Evasão/desistência

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