Portal de Eventos do IFRS, IV SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Investigando as Análises na Ciência Animal
Emely Bergmann, Dyênyfer Schacht Pedroso, Elísio de Camargo Debortoli

Última alteração: 11-10-2019

Resumo


Atividades extracurriculares visam promover a autonomia dos estudantes e o aprofundamento de conteúdos de interesse comum, bem como a interação com as diferentes fontes de informação. O grupo de estudos “Investigando as Análises na Ciência Animal”, em sua segunda edição, busca servir de apoio extracurricular aos estudantes interessados em uma complementação na sua formação, dentro da área da Ciência Animal. Também motiva os estudantes à leitura, seleção e análise metodológica de artigos científicos recentemente publicados na área de Ciência Animal. Além disso, o projeto proporciona a oportunidade de fortalecer os vínculos sociais e profissionais entre os envolvidos e colocar em prática os saberes adquiridos em sala de aula e desenvolver o senso crítico através de debates. Foram realizados seis encontros do grupo que é composto por docentes, discentes, bolsistas, voluntários e ouvintes. As atividades iniciaram no mês de abril e continuarão até o mês de novembro de 2019. Inicialmente procedeu-se com a escolha dos temas a serem debatidos, seguindo da exploração, seleção e escolha de trabalhos científicos para serem apresentados e estudados ao longo dos encontros. O projeto já cumpriu aproximadamente 60% do seu cronograma, sendo discutidos os seguintes temas: redação e escrita científica, análise estatística, suinocultura, ovinocultura, cunicultura, equideocultura e psicultura. Os próximos temas a serem abordados serão: forragicultura, bubalinocultura e bovinocultura de leite. O projeto está atendendo as expectativas propostas, pois a interação entre os integrantes do grupo está sendo efetiva. É notória a evolução acadêmica dos participantes no decorrer do projeto, servindo de ambiente de discussão para elaboração de ações futuras, visando a formação integral dos alunos.



Palavras-chave


Debate; Produção Animal; Zootecnia

Texto completo: PDF