Portal de Eventos do IFRS, IV SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Clube de ensino de ciências e biologia
Élinton Wojeiechowski, Ana Paula Vogel, Pedro Ernesto Piccinini, Leticia Barichello da Silva, Jeonice Werle Techio, Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeiros

Última alteração: 11-10-2019

Resumo


No ensino de Ciências e Biologia é fundamental o uso de diferentes metodologias erecursos didáticos. Estes estabelecem relações importantes entre os estudantes e oconteúdo a ser abordado, facilitando a integração e a dinamização do processo ensino eaprendizagem. O sucesso dos recursos didáticos empregados nas salas de aula se deveao fato de ser mais fácil e atrativo para os estudantes lidar com os conteúdos de formadinâmica do que de forma apenas textual. Dessa forma os professores devem evitar oensino puramente verbalizado, uma vez que a aprendizagem é mais eficaz quando serealiza uma experiência direta, vista e ouvida. Neste sentido, o projeto tem por objetivoproporcionar um espaço interativo para a ampliação de conhecimentos em Ensino deCiências e Biologia de forma não-formal e extracurricular, com estudantes do curso deLicenciatura em Ciências Biológicas do IFRS – campus Sertão. O projeto foi realizadosemanalmente na forma de encontros/oficinas com estudantes interessados de todos osníveis do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. As metodologias desenvolvidasforam leituras científicas, grupo de estudo, participação em eventos, confecção demateriais e jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia. As atividadesdesenvolvidas foram: produção de jogos didáticos como: dominós (ecologia, quatrogrupos de vegetais, flor, sistema digestório, sistema circulatório e sistema respiratório),baralhos (citologia e morfologia externa de plantas), memórias (raiz, caule, folha, flor efruto) e jogo da velha (grupo de vegetais e componentes bioquímicos dos alimentos);dinâmicas (verdadeiro e falso, “eu sou” e tarefas de gênero); confecção de modelosdidáticos com massa de porcelana fria (biscuit) sobre as formas de bactérias; grupos deestudo de Biologia Celular e Morfologia vegetal; participação em minicurso demetodologias no ensino de Ciências e Biologia e ministrantes colaboradores em oficinaintitulada "Estratégias pedagógicas no ensino de Biologia" desenvolvida no IFRS -campus Vacaria. Assim sendo, as atividades empregadas ao longo deste períodopermitiram, aos estudantes envolvidos, a aprendizagem teórica e prática, alinhadas aossaberes necessários para a futura rotina do licenciado em Ciências Biológicas.

Palavras-chave


Aprendizagem; Espaço interativo; Recursos didáticos

Texto completo: PDF