Portal de Eventos do IFRS, IV SerTão Aplicado - Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Física para os 1º anos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio
Eduardo Francisco Zorzi, Thiago Muhlbeier

Última alteração: 11-10-2019

Resumo


A monitoria de física para os alunos do 1º ano dos cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio é um projeto de ensino orientado pelo Prof. Dr Thiago Muhlbeier docente na área de Física do IFRS Campus Sertão. O projeto objetiva auxiliar ou acompanhar os estudantes de baixo rendimento do primeiro ano do ensino médio integrado em Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática de modo a sanar lacunas apresentadas pelos discentes nos conteúdos de cinemática e dinâmica bem como solucionar dúvidas mais pontuais dos demais estudantes desta série. O objetivo geral deste projeto de monitoria na disciplina de física é fazer com que os alunos com elevados graus de dificuldade na compreensão dos conceitos físicos e aplicação dos instrumentos matemáticos, consigam superar tais barreiras e tenham um crescimento em seus rendimentos escolares, atingindo a aprovação ao final do ano letivo.Também é objetivo deste projeto que o próprio monitor fortaleça seu conhecimento na disciplina de física; que os alunos participantes tenham acompanhamento nas atividades estabelecidas no cronograma da disciplina; e que surjam novas ideias/formas de acompanhamento de alunos que apresentem dificuldades. A maneira utilizada para atingir esses objetivos é o uso de 4 horas semanais (Segunda 17h-18h; Quarta 17h-19h; Quinta 17h-18h) em uma sala à disposição dos alunos para sanarem suas dúvidas. Também foi implementado que um destes dias de monitoria é preferencial para os alunos com rendimento muito baixo para que eles possam resolver exercícios/temas e tirar dúvidas do conteúdo com o monitor. Com estas ações, conseguimos acompanhar um pouco mais de perto a evolução destes alunos no decorrer do curso. Os demais dias de monitoria são para todos os alunos tirarem dúvidas de exercícios e/ou conteúdo. Desta forma, pretendemos aumentar o número de discentes aprovados na disciplina ao final do ano letivo."

Palavras-chave


Auxílio; Rendimento; Dificuldade

Texto completo: PDF