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Projetos socioeducativos: instrumentos de mudanças para indivíduos em vulnerabilidade social na cidade de Getúlio Vargas/RS
Camila Fabrícia Mendes Ferreira Betiol, Andreia Paula Franceschi Machado Machado, Ivone Taderka, Ana Sara Castaman

Última alteração: 26-09-2019

Resumo


A vulnerabilidade social é definida como situação em que os recursos e as habilidades de um dado grupo social, são insuficientes e inadequados para lidar com as oportunidades concedidas pela sociedade, não restringindo-se à categoria econômica, passando por organizações políticas de raça, orientação sexual, gênero e etnia. Deste modo, a Instituição Ação Social Getuliense Nossa Senhora da Salete - Lar da Menina, de Getúlio Vargas/RS, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão, oferece o projeto de extensão denominado “Fortalecimento de laços entre estudantes participantes do Lar da Menina de Getúlio Vargas”, o qual tem o propósito de desenvolver práticas socioeducativas, proporcionando desta maneira, a construção e o aperfeiçoamento da autonomia, de sociabilidades, de fortalecimento de vínculos sociais e familiares. Atualmente, a instituição integra 51 crianças no período da manhã e 15 adolescentes no período da tarde, turnos estes, inverso ao escolar. Um dos objetivos da referida instituição a este público condicionado à vulnerabilidade social, constitui-se na orientação para transformação, no tocante a cidadãos conscientes de suas ações. Assim, o presente trabalho por intermédio de uma abordagem metodológica qualitativa e de relato de experiência, apresenta o supramencionado projeto, o qual busca uma forma diferenciada do aprendizado da escola formal, a partir de temáticas socioeducativas correlacionadas ao contexto de vida dos participantes. A utilização de vídeos, de filmes, de músicas e da arte, além dos temas abordados, geram discussões, reflexões e amplia a visão acerca de si mesmos, do conhecimento e de seus posicionamentos perante a sociedade. Constatou-se no decorrer das atividades executadas, transformações na conduta dos participantes, no que concerne ao comportamento individual e em grupos, percepção da importância dos vínculos afetivos, aperfeiçoamento do autocontrole, apoio mútuo, responsabilidades e acesso às alternativas de vida e superação das condições de vulnerabilidade. Nesta perspectiva, verifica-se a necessidade e a relevância de projetos socioeducativos quando aplicados para redução dos fatores de vulnerabilidade que possam ameaçar o bem-estar deles. O projeto de extensão tem contribuído também, no que concerne à formação continuada das bolsistas, tanto como capacitação e experiências para que possam atuar na área da docência, quanto concedendo subsídios e agregando conhecimentos para o desenvolvimento de suas competências para planejamento, execução e avaliação das atividades socioeducativas.


Palavras-chave


Projeto socioeducativo; Crianças e adolescentes; Vulnerabilidade social.

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