Portal de Eventos do IFRS, 5º Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
Divulgando a profissão do Zootecnista e o curso de Zootecnia do IFRS - Campus Sertão
Tamara Cecchin Biondo, Alice Eduarda de Almeida, Rosângela Poletto Cattani

Última alteração: 21-10-2016

Resumo


Com base nas diretrizes básicas do curso, e em decorrência da demanda pelo mundo do trabalho, o profissional de Zootecnia deve ter sólida formação científica e técnica que o capacite a desenvolver e aprimorar tecnologias. O Zootecnista tem atuação na identificação e resolução de problemas, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais, com posição ética perante a sociedade. No entanto, muitas das atribuições do Zootecnista não são de conhecimento da sociedade regional, incluído potenciais candidatos ao curso como os estudantes de ensino médio. Dentre as atribuições, o Zootecnista atua na promoção do melhoramento dos rebanhos; na formulação, preparação, balanceamento e controle da qualidade das rações; no desenvolvimento de trabalhos de nutrição; na elaboração, orientação e administração de projetos agropecuários; na administração de propriedades rurais; na implantação e manejo de pastagens; na avaliação, classificação e tipificação de carcaças; na supervisão, assessoramento e execução de exposições e feiras agropecuárias; e em prestação de assistência técnica e gestão rural. Desta forma, o presente projeto de divulgação tem por objetivos: a) disseminar informações sobre a profissão do Zootecnista e o curso de Zootecnia do IFRS-Campus Sertão, com o intuito de se obter números mais expressivos de inscritos no vestibular para o curso de Zootecnia, b) conhecer o perfil do ingresso do curso de Zootecnia do IFRS-Campus Sertão. Estratégias como elaboração de vídeo de curta metragem sobre a Zootecnia para postagem na página institucional do Curso, bem com na página do Facebook, elaboração de folder de divulgação do curso (processo seletivo 2017) para entrega nas escolas de ensino médio na região. Ainda foi aplicado um questionário com questões fechadas e abertas aos alunos correntes do curso. As estratégias de divulgação do curso adotadas desde 2013 têm favorecido o aumento de candidatos por vaga para o curso de Zootecnia. Com a análise dos questionários, verificou-se que a maioria dos alunos ingressantes tem o curso como segunda opção, mas mudam sua visão quanto ao curso e a atuação do Zootecnista ao entrar em contato com os professores, disciplinas e outros alunos. Chegando a sociedade regional a ciência sobre a Zootecnia, podem-se conquistar mais vestibulandos, trazendo para o curso alunos com conhecimento prévio sobre a área, favorecendo a permanência no curso. Divulgando a Zootecnia e obtendo um maior número de profissionais formados pelo Campus, torna a profissão ainda mais reconhecida e sólida na região, aumentando a competitividade no mundo do trabalho.


Palavras-chave


Atribuição. Discente. Divulgação. Profissão. Zootecnia.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.