Portal de Eventos do IFRS, 5º Mostra de Extensão

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Oficinais ambientais: uma ferramenta preparatória para o ENEM e para a conscientização ambiental de estudantes.
Thaine Bozzetti dos Santos, Daniela Secchin, Jessica Parizzoto, Itapuã Cardoso, Paola Matana, Jeonice Techio, Naiara Mioto

Última alteração: 21-10-2016

Resumo


Atualmente no Brasil o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é usado como critério nos processos seletivos de diversas instituições de ensino superior e para a obtenção de bolsas de estudos, por isso grande parte dos jovens concluintes do ensino médio realizam esta prova. Constam na matriz de referência do ENEM para a área de conhecimento de ciências da natureza e suas tecnologias, conteúdos que envolvem questões ambientais com ênfase na articulação entre os conhecimentos científicos e a sua contextualização. Por sua vez, a educação ambiental, regulamentada pela legislação, visa o desenvolvimento de ações que auxiliem na construção do senso crítico da sociedade em relação às questões ambientais, com a finalidade de promover a consciência ambiental. Portanto, considerando a importância das ações de educação ambiental do ENEM, e atentando para o interesse que este desperta em estudantes do ensino médio, o projeto teve por objetivo desenvolver oficinas com temáticas ambientais com alunos do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Ponche Verde no Município de Sertão. Tendo como objetivos específicos: ofertar aos estudantes uma oportunidade de complementar os conhecimentos associados ao ENEM e fomentar o desenvolvimento da consciência ambiental. A metodologia envolveu na primeira etapa uma análise dos conteúdos ambientais constantes a matriz de referência do ENEM, para definição das temáticas das oficinas (poluição atmosférica, água, solo e energias) e preparação das mesmas. Na segunda etapa foram realizadas as oficinas na escola usando slides, experimentos práticos, resoluções de questões e dinâmicas para a exposição do conteúdo. A terceira etapa, que ocorrerá ao final do projeto consistirá na aplicação de um simulado do ENEM contendo questões de provas anteriores envolvendo as temáticas abordadas. Após a realização das oficinas foi possível constatar que o desenvolvimento do conteúdo teórico aliado com os experimentos práticos despertou o interesse dos alunos, que se mostraram atentos, curiosos e participativos a cada oficina realizada. Demonstrando com isso que a estratégia didática-pedagógica utilizada nas oficinas facilitou o processo de ensino-aprendizagem e possibilitou a reflexão dos estudantes sobre problemáticas e perspectivas ambientais atuais. Enfim, o projeto é de suma relevância para a capacitação dos alunos na realização da prova do ENEM e além disso, é também um mecanismo promotor da educação ambiental e da formação de cidadãos responsáveis e conscientes.

Palavras-chave


Meio ambiente; Oficinas; Ensino Médio; ENEM

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