Portal de Eventos do IFRS, 5º Mostra de Extensão

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Apoio motivacional aos estudantes participantes do Lar da Menina de Getúlio Vargas: relato de um caso
Sirlei Zeni Catto, Ana Sara Castaman

Última alteração: 20-10-2016

Resumo


O projeto de extensão “Apoio motivacional aos estudantes participantes do Lar da Menina de Getúlio Vargas” é desenvolvido em 12 horas semanais, sendo que envolve 67 crianças e adolescentes, de 0 a 12 anos de idade, atendidos na Ação Social Getuliense Nossa Senhora da Salete – Lar da Menina, uma ONG Filantrópica. A ação de extensão pretende servir como um programa de apoio ao estudante por meio de atividades, trabalhos em grupos e reflexões que busquem resgatar valores pessoais, retomar e desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, trabalhando a autoestima, o gosto por aprender construindo o próprio conhecimento, o respeito ao próximo e a si mesmo. Este trabalho teve origem a partir do voluntariado de uma estudante do IFRS - Campus Sertão que se dedicava a trabalhar com os estudantes sobre temas diversos, em escolas em Sertão, em 2012. Em 2013 institucionalizou-se este projeto de extensão que se torna relevante para a comunidade local e regional, pois colabora com a ONG que atende crianças, adolescentes e famílias que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social. Para tanto, este estudo objetiva apresentar o projeto de extensão, atividades e metodologias que estão sendo desenvolvidas. A metodologia do trabalho empregada remete a um estudo bibliográfico e de caso, que se fundamentará a partir das observações e relatos dos envolvidos. A ação de extensão está sendo desenvolvida uma vez por semana e a avaliação acontece em reunião com a equipe da coordenação pedagógica da ONG e os demais envolvidos. Os resultados parciais da ação já verificados indicam aumento na autoconfiança, melhora no comportamento, participação e interesse pelas atividades, tendo responsabilidade e dedicação com as mesmas; melhora significativa no relacionamento do grupo, nas relações interpessoais, na autoestima, na aprendizagem escolar, na responsabilidade pessoal e em assumir autoria de atos e adotar postura de correção. A bolsista também é beneficiada com o exercício docente em seu trabalho no contraturno escolar e com possibilidade de realizar atividades de aprendizagem em que o estudante aprenda de maneira mais prazerosa.


Palavras-chave


Autoestima; Motivação; Ensino-aprendizagem; Evasão escolar.

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