Última alteração: 21-10-2016
Resumo
O objetivo do presente projeto é trabalhar com alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bandeirantes de Sertão e IFRS – Campus Sertão para difundir ideias, experiências, conceitos de forma construtiva e dialógica acerca da educação especial no âmbito da inclusão social na tentativa de incrementar uma cultura de respeito às diferenças existentes. Temos o intuito de resignificar ideias sobre a educação especial através de murais, rodas de conversa, ações e oficinas para sensibilizar a inclusão escolar de pessoas com deficiência, para auxiliar na adaptação do espaço escolar desse público. As atividades que agora são desenvolvidas já aconteceram no ano anterior e obteve-se resultados satisfatórios tanto para os participantes quanto para os bolsistas que na época eram voluntários. Este ano o diferencial foi que englobamos também as séries iniciais de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Durante a realização do projeto foram desempenhadas atividades entre os bolsistas com discussões em grupo sobre entendimento de especificidades, abordagem, compreensão de conceitos entre outros assuntos e também esclarecer e planejar as atividades que serão realizadas na escola Bandeirantes. Cada grupo de alunos prepara o material focando a capacidade de entendimento das crianças buscando o máximo de aproveitamento das propostas repassadas à eles. Durante os encontros a abordagem é sempre em forma de conversa tornando o ambiente descontraído e buscando a participação e interação das crianças com os bolsistas como forma de contribuição no conteúdo. Desta forma assimilação das ideias torna-se mais fácil. Ao final de cada encontro pedimos para que os alunos exponham o que conseguiram aprender durante o encontro e isso nos ajuda a preparar as abordagens futuras. O grupo também mantém um mural informativo cedido pela escola Bandeirantes atualizado semanalmente abordando assuntos variados como os tipos de deficiências, datas e eventos importantes sempre procurando colocar conteúdo que possibilite o entendimento de todos, tanto crianças quanto adultos com imagens, charges, depoimentos, textos. O projeto tem grande relevância para as escolas, pelo assunto abordado e os trabalhos de educação especial realizados nas escolas.