Portal de Eventos do IFRS, 5º Mostra de Extensão

Ações educativas sobre educação especial na perspectiva da inclusão social no município de Sertão
Jordan Seibel Zago, Daiane Rossi, Vanessa Carla Neckel, Naiara Migon

Última alteração: 21-10-2016

Resumo


A Educação inclusiva compreende a Educação Especial dentro da escola regular, que visa defender os direitos de cada cidadão, promovendo a cultura da educação para a convivência, aceitação e respeito à diversidade, buscando assim reverter o percurso da exclusão, ao criar condições de igualdade aos educandos. Assim, a escola será inclusiva quando transformar, não apenas a barreiras arquitetônicas, mas educacionais, comunicacionais e atitudinais na Instituição. Ao reconhecer as dificuldades que ainda são enfrentadas nos sistemas de ensino ressalta-se a importância de se criar alternativas para que seja possível contemplar e implantar a Política Nacional de Educação Inclusiva. Estas ações tornam-se essenciais pela necessidade de abordar um tema que está cada vez mais comum em nosso ambiente educacional, para um público distinto que necessitam de procedimentos direcionados. Portanto, o trabalho com o Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) na troca de experiências e estudos, contribui com o processo de ensino-aprendizagem, na qual, professores e alunos terão maiores conhecimentos e informações do assunto. O objetivo geral do projeto é realizar ações educativas sobre a educação especial na perspectiva da inclusão social em algumas escolas de educação básica do município Sertão no intuito de diálogo e conhecimento sobre a educação especial. Os objetivos específicos: Trazer conhecimentos diversificados na área da Educação Especial com professores, alunos e funcionários; possibilitar campo de formação para os professores, alunos e funcionários das Escolas Básicas do município de Sertão, realizando oficinas, trabalhos de extensão, murais e de pesquisas na área de Educação Especial e afins; sensibilizar o público alvo da importância sobre a inclusão social das pessoas com necessidades específicas na Educação Básica e seus direitos. A metodologia do projeto é pautada na construção conjunta com o público alvo de ações educativas no intuito de trazer ideias e conceitos sobre a educação especial, bem como elaborar conhecimentos dos diferentes saberes profissionais na área educação especiais. Elaborando informação para diferentes públicos, serão realizados murais semanalmente nas escolas participantes com diferentes assuntos interligados à importância da educação especial, como sugestões de leituras, filmes, legislações, entre outros. O projeto se encontra em andamento e até o momento realizou as seguintes atividades: gincana, murais, roda de conversa com alunos da segunda serie do ensino fundamental da Escola Estadual Bandeirantes do município de Sertão/RS, sendo assim, proporcionou uma ambiente de experiências, afetividade, socialização e aprendizagem sobre a educação especial.


Palavras-chave


Educação Especial. Inclusão Social. Aprendizagem. Conhecimento

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