Portal de Eventos do IFRS, 5º Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
Ações educativas sobre educação especial na perspectiva da inclusão social no município de Sertão
Jordan Seibel Zago, Daiane Rossi, Vanessa Carla Neckel, Naiara Migon

Última alteração: 21-10-2016

Resumo


A Educação inclusiva compreende a Educação Especial dentro da escola regular, que visa defender os direitos de cada cidadão, promovendo a cultura da educação para a convivência, aceitação e respeito à diversidade, buscando assim reverter o percurso da exclusão, ao criar condições de igualdade aos educandos. Assim, a escola será inclusiva quando transformar, não apenas a barreiras arquitetônicas, mas educacionais, comunicacionais e atitudinais na Instituição. Ao reconhecer as dificuldades que ainda são enfrentadas nos sistemas de ensino ressalta-se a importância de se criar alternativas para que seja possível contemplar e implantar a Política Nacional de Educação Inclusiva. Estas ações tornam-se essenciais pela necessidade de abordar um tema que está cada vez mais comum em nosso ambiente educacional, para um público distinto que necessitam de procedimentos direcionados. Portanto, o trabalho com o Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) na troca de experiências e estudos, contribui com o processo de ensino-aprendizagem, na qual, professores e alunos terão maiores conhecimentos e informações do assunto. O objetivo geral do projeto é realizar ações educativas sobre a educação especial na perspectiva da inclusão social em algumas escolas de educação básica do município Sertão no intuito de diálogo e conhecimento sobre a educação especial. Os objetivos específicos: Trazer conhecimentos diversificados na área da Educação Especial com professores, alunos e funcionários; possibilitar campo de formação para os professores, alunos e funcionários das Escolas Básicas do município de Sertão, realizando oficinas, trabalhos de extensão, murais e de pesquisas na área de Educação Especial e afins; sensibilizar o público alvo da importância sobre a inclusão social das pessoas com necessidades específicas na Educação Básica e seus direitos. A metodologia do projeto é pautada na construção conjunta com o público alvo de ações educativas no intuito de trazer ideias e conceitos sobre a educação especial, bem como elaborar conhecimentos dos diferentes saberes profissionais na área educação especiais. Elaborando informação para diferentes públicos, serão realizados murais semanalmente nas escolas participantes com diferentes assuntos interligados à importância da educação especial, como sugestões de leituras, filmes, legislações, entre outros. O projeto se encontra em andamento e até o momento realizou as seguintes atividades: gincana, murais, roda de conversa com alunos da segunda serie do ensino fundamental da Escola Estadual Bandeirantes do município de Sertão/RS, sendo assim, proporcionou uma ambiente de experiências, afetividade, socialização e aprendizagem sobre a educação especial.


Palavras-chave


Educação Especial. Inclusão Social. Aprendizagem. Conhecimento

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.