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“Apoio motivacional aos estudantes participantes do Lar da Menina de Getúlio Vargas”: desafios e conquistas"
Janete Araujo, Ana Sara Castaman

Última alteração: 18-10-2017

Resumo


O projeto de extensão “Apoio motivacional aos estudantes participantes do Lar da Menina de Getúlio Vargas” desenvolve suas atividades a partir de 12h semanais, na Ação Social Getuliense Nossa Senhora da Salete – Lar da Menina (ONG Filantrópica que atende 116 crianças da Educação Infantil e 55 do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Para tanto, as ações de extensão ocorrem no contraturno escolar, sendo atendidos 40 estudantes/participantes, de 6 a 11 anos, no turno matutino e 15 pela parte da tarde. Os estudantes são oriundos das diversas escolas do município. O projeto de extensão justifica-se por proporcionar aos estudantes atividades que visam ao fortalecimento de vínculos, quais sejam familiares e/ou sociais. O trabalho se dá por meio de oficinas de jogos cooperativos e/ou contação de histórias, além de conversas e outras atividades aplicadas com 4 grupos divididos por idade para propiciar a melhor convivência entre os sujeitos. Assim, este estudo objetiva apresentar o projeto de extensão supracitado, os caminhos metodológicos e a experiência realizada até o momento. A metodologia empregada remete a um estudo bibliográfico, documental e de caso. O material de pesquisa foi organizado a partir da análise do documento do projeto de extensão, de autores que se ocupam com este estudo teórico e com dados observados a partir da execução do projeto. Os resultados parciais obtidos até o momento indicam algumas mudanças significativas no relacionamento dos estudantes, bem como no comportamento dos envolvidos no projeto, já que estes começaram a se interessar pelas atividades, melhorando o senso de responsabilidade e dedicação com as mesmas; houve melhora significativa na autoestima, nas relações pessoais, na responsabilidade pessoal e em assumir autoria de atos e adotar postura de correção. A bolsista também é beneficiada com a experiência do exercício docente diferenciado, como é o caso do contraturno escolar.

 

 


Palavras-chave


Fortalecimento de vínculos; Motivação; Convivência.

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