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E-Lixo - ações de descarte, reutilização e educação ambiental
Jocelaine Correia Silva, Émerson Leonardo Ascari, Henrique Montemezzo, William Gustavo Grosseli, Michel Douglas Gonçalves, Lis Ângela De Bortoli

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


É impossível imaginar o mundo moderno sem aparelhos eletrônicos como computadores, celulares e eletrodomésticos. A lista de eletrônicos usados todos os dias é quase sem fim. Essas invenções sem dúvida, transformaram a vida das pessoas para melhor, permitindo a elas ter acesso às informações, aos recursos e à comunicação instantânea, liberando tempo para trabalhar com outras atividades. No entanto todos os anos a indústria eletrônica gera até 41 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos no mundo e à medida que o número de consumidores aumenta e a vida útil dos dispositivos diminui, esse número poderá atingir 50 milhões de toneladas até o final do ano. A partir desta problemática, foi criado um projeto de extensão, cujo objetivo é conscientizar a comunidade local sobre o problema do e-lixo e, orientar as pessoas para o adequado descarte dos materiais eletroeletrônicos. Dentre as ações desenvolvidas no projeto consta a aplicação de jogos educativos, confecção de meta arte com materiais descartados, exposições e mutirões. Nos mutirões, realizados anualmente, em parceria com a Prefeitura de Sertão, tem-se pontos de coletas no Campus Sertão, nas escolas da cidade e na própria prefeitura.  São arrecadados materiais obsoletos, sem uso ou danificados, sendo grande parte encaminhada à empresa Recycle de Passo Fundo, outra parceira do projeto, que se responsabiliza pela adequada destinação ambiental dos equipamentos. Neste ano foram arrecadados 1.793 quilogramas de lixo eletroeletrônico no mutirão. O projeto conta atualmente com cinco jogos educativos desenvolvidos pelos componentes do projeto: E-bingo, Coleta Radical, Coleta Maluca, Para & Separa e o Memória Seletiva. O principal objetivo dos jogos é incentivar a comunidade a aprender sobre a problemática do descarte do lixo de forma dinâmica e lúdica.  Em 2017 os jogos já foram aplicados no Projeto Segundo Tempo em Tapejara e na Escola Estadual Engenheiro Luiz Englert. Outra ação do projeto são oficinas de arte com sucata eletrônica cujo objetivo é demonstrar à comunidade, possibilidades de reutilização de materiais não-tóxicos arrecadados no mutirão, como por exemplo: teclas, monitores, memórias, disquetes, CDs, fitas, fios e caixas de som. Conclui-se que a participação da comunidade tem sido bastante efetiva, alçando um público de 1.130 pessoas em 2016/2017. A partir de dados levantados no projeto, pode-se perceber que em Sertão-RS, a comunidade está tornando-se mais consciente e preocupada com o meio ambiente.

Palavras-chave


Lixo eletrônico; Jogos educativos; Educação ambiental; Mutirão; Reutilização.

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