Portal de Eventos do IFRS, 6º Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
Atividades pedagógicas viáveis para o processo de ensino e aprendizagem
Paola Silva Matana, Arieli Baú, Alexandra Ferronato Beatrici

Última alteração: 04-10-2017

Resumo


A capacitação contínua dos professores constitui-se como um importante meio destes retomarem e/ou aprenderem novos procedimentos metodológicos de ensino e técnicas de atividades pedagógicas que auxiliem os estudantes na assimilação do conhecimento trabalhado em sala de aula. O desenvolvimento de atividades que estabeleçam significado com o conhecimento transmitido torna-se imprescindível no espaço educacional, respeitando os princípios de valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade às diferentes culturas, das identidades e singularidades e também da sensibilidade, criatividade e ludicidade. O projeto de extensão apresentado articula-se com o compromisso institucional do IFRS de possibilitar projetos articulados com a necessidade e contextualização da realidade local. Assim, o projeto de extensão intitulado “metodologias de ensino: como a criatividade pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem” justifica-se, e, vem sendo desenvolvido com os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em uma escola da rede estadual de educação no município de Sertão/RS, oferecendo aos professores capacitação sobre os procedimentos metodológicos e atividades didáticas que melhor auxiliem no processo de aprendizagem dos estudantes, viabilizando aos docentes através de leituras e discussões a reflexão da práxis educativa para que, se necessário, redimensionem as atividades desenvolvidas em sala de aula, compreendendo com isso a função pedagógica que o professor exerce nos aspectos relacionados à construção do conhecimento. A metodologia utilizada partiu do princípio de uma pedagogia histórico-crítica com pressuposto dialético, onde num primeiro momento foi feito o levantamento de interesse temático, através de questionário respondido pelos docentes; após a tabulação das respostas referente às dificuldades enfrentadas pelos professores frente à compreensão e assimilação do conteúdo trabalhado em sala pelos estudantes os momentos de capacitação foram estruturados. Os encontros acontecem uma vez por mês e agregam conteúdos teóricos com atividades didáticas práticas, assim, os professores podem inseri-las no planejamento das aulas, desenvolvendo as mesmas com os estudantes. O feedback destas também é feito em cada encontro para que possam ser analisadas e reestruturadas conforme o perfil da turma trabalhado. O projeto ainda está em andamento; até o momento atividades de estimulação, atenção, concentração e fixação de conteúdos foram propostas nos encontros e posteriormente realizadas pelos professores em sala de aula. O relato dos docentes, até o momento, demonstra que as atividades desenvolvidas estão possibilitando nos estudantes maior interesse pelas aulas e curiosidade para com o conteúdo desenvolvido.

Palavras-chave


Aprendizagem; Atividades; Extensão; Docência.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.