Portal de Eventos do IFRS, 1º Mostra de Ensino (PIBEN, PET, PIBID)

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Núcleo de Música IFRS - Sertão
Rildon Alves, Felipe Alvares

Última alteração: 24-11-2016

Resumo


O projeto de ensino “Núcleo de Música IFRS-Sertão” consiste em uma ação de continuidadee ampliação das atividades realizadas no âmbito da educação musical no Instituto Federaldo Rio Grande do Sul – Campus Sertão. Em uma primeira instância, este projeto se justificapelo fato de atender a uma demanda gerada inicialmente pela LDB 9394/96 e reforçada pelaLei 11.769/08, que torna obrigatório o conteúdo de música nas escolas de Ensino Básico.Além disso, os benefícios educacionais que as práticas de educação musical podemproporcionar, e os resultados já obtidos nos semestres anteriores, este projeto se justificapela demanda que tem gerado. Há uma significativa demonstração de interesse discente edocente pelas atividades realizadas pelo Núcleo de Música. Os alunos buscam poratividades extraclasse com o intuito de ocupar-se após os horários de aula, e os servidoresvêm manifestando interesse em participar projeto com o intuito de contribuir destasatividades que articulam entretenimento e educação. O objetivo do Núcleo de Música épromover um espaço de educação musical, proporcionando aos estudantes experiências deexecução e criação musical, bem como o estudo teórico da música. O projeto tambémbusca estimular novas experiências com a música e com a arte, buscando uma formação dediscentes mais críticos em relação à diversidade musical e suas relações com os diferentescontextos sociais e culturais. Em relação aos aspectos metodológicos, o projeto édesenvolvido através de oficinas de música (teóricas e práticas), da prática de conjuntoorientada (ensaios de repertórios de grupos musicais) e da organização e execução deapresentações musicais, realizadas no Campus e em espaços externos por alunos eservidores. Como resultados parciais constata-se que além de promover eventos comapresentações musicais e a realização oficinas de música à comunidade acadêmica, esteprojeto de ensino dispõe de um estúdio para ensaios de alunos, com a supervisão por umaluno bolsista com experiência na área da música. Através das ações desenvolvidas poreste projeto está sendo possível criar espaços e oportunidades para diversas manifestaçõese projetos culturais do Rio Grande do Sul, e também promover um contexto de integraçãoentre as diversas linguagens regionais, uma vez que há um crescente ingresso de alunos deoutros estados brasileiros, que trazem consigo uma bagagem cultural própria, estimulando aintegração entre as diversas realidades que formam pluralidade cultural de nosso país.


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