Portal de Eventos do IFRS, 1º Mostra de Ensino (PIBEN, PET, PIBID)

Tamanho da fonte: 
Acompanhamento pedagógico aos estudantes indígenas e afro-brasileiros do IFRS Campus Sertão
Lucas e Marrone Pedro e da Silva Heckler e dos Santos

Última alteração: 24-11-2016

Resumo


O projeto de acompanhamento pedagógico para com os estudantes indígenas e afro-brasileiros realizado no IFRS campus sertão tem por objetivo estimular a estes alunos a permanecerem na instituição, e posterior conclusão do curso. O principal tema do projeto é auxiliar os estudantes em todas as suas dificuldades durante o ano letivo através das monitorias onde buscamos sanar todas as suas dúvidas, uma vez que o preconceito mesmo que de uma forma menos intensa ainda é presenciado sobre estes estudantes, desta forma os mesmos necessitam maior atenção. As atividades desenvolvidas estão apresentando resultados satisfatórios tanto para os participantes em relação ao desempenho escolar (notas). Durante a realização do projeto foram desempenhadas atividades onde buscamos auxiliá-los nas tarefas dadas pelos professores, estudo para as provas e saciar as dúvidas gerais. Cerca dos dois primeiros meses as monitorias eram abertas somente para indígenas e afro-brasileiros, mas devido ao baixo número de participantes, as monitorias foram abertas para todos os alunos que frequentam o primeiro ano do técnico em agropecuária e o da informática, e a partir deste momento as monitorias passaram a ser somente para as disciplinas de química e língua portuguesa. Ao final de cada monitoria pedimos para que os alunos exponham para nós o se conseguiram aprender o que foi passado e isso ajuda-nos a preparar as próximas monitorias. Realizou-se o primeiro encontro deste ano na biblioteca do IFRS Câmpus Sertão, sendo que de início compareceu somente um aluno.  Neste encontro o ajudamos na disciplina de biologia, pois o mesmo teria prova no dia seguinte e nos contou sore sua dificuldade na matéria. Nos meses que se sucederam os encontros continuaram a acontecer, sendo que cada vez mais alunos começaram a participar. Com isso entende-se que as monitorias estão sendo proveitosas em relação ao desempenho letivo, fato este que leva a cada vez mais pessoas a participarem dos encontros, além de ser necessário que alguém ajude os alunos em duvidas extraclasse.


Palavras-chave


Monitoria; Auxilio; indígenas; afro-brasiliros

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.