Portal de Eventos do IFRS, 1º Mostra de Ensino (PIBEN, PET, PIBID)

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Implantação de área demonstrativa com forrageiras utilizadas na alimentação animal - Campo Agrostológico.
Lucas Zaparoli, Roger Girardi Posser, Claudinei de Santi, Juliano Hideo Hashimoto

Última alteração: 24-11-2016

Resumo


Além de ser um alimento de baixo custo e bem aproveitado pelos ruminantes, o uso de forragem sob pastejo apresenta baixo impacto ambiental, tornando-se alternativa ecologicamente correta. Sendo que a escolha acertada da planta forrageira para a formação da pastagem é o primeiro passo para o sucesso de sua exploração, caracterizado por sua capacidade de suporte e, consequentemente, sua produtividade e desempenho animal, além da sua perpetuação na pastagem. Dessa forma, o projeto visa a formação e manutenção de um campo agrostológico com as principais Poaceae e Fabaceae utilizadas na produção de ruminantes, no intuito de fornecer subsídios para a formação dos estudantes dos diferentes cursos do Campus, assim como, oportunizar que produtores rurais, técnicos e profissionais das áreas agrárias conheçam as diferentes forrageiras. E, com isso, possam escolher adequadamente a forrageira para implementação em determinada área, proporcionando melhor rentabilidade. Além disso, possibilita que haja inter-relação entre disciplinas estudadas, melhorando o ensino-aprendizagem. O projeto vem sendo desenvolvido a algum tempo, sendo que no ano de 2015 este foi realocado, necessitando de manutenção das espécies e cultivares já estabelecidas, assim como o plantio de forrageiras anuais. Para isso, foram dimensionadas parcelas com 2 x 2m. Também foi organizado um sementário e herbário com as diferentes espécies, no intuito de melhorar o conhecimento sobre as forrageiras presentes. Caso haja recursos, para esse ano pretende-se construir uma estufa de pequeno porte (sistema floating) para a produção de mudas, que poderão ser doadas a produtores ou utilizadas nas áreas do Campus. Através do projeto tem sido possível aprofundar os conhecimentos dos envolvidos, assim como dos estudantes das disciplinas de forragicultura e nutrição animal, de diferentes cursos, que conseguiram visualizar in loco e avaliar a produção forrageira momentânea das diferentes espécies. Dessa forma, conclui-se que o projeto está contribuindo para a formação profissional dos bolsistas envolvidos, além de auxiliar professores e grupos de estudo, sendo de extrema importância para complementar a formação dos estudantes do IFRS – Campus Sertão.

Palavras-chave


Campo agrostológico; Fabaceas; Poaceas.

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