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Acompanhamento pedagógico aos Estudantes Indígenas e Afro- Brasileiros do IFRS- Campus Sertão
Mauricio Guadagnin Dall Agnol, Anderson Dalzotto De Nardi, Rodrigo Ferronato Beatrici

Última alteração: 24-11-2016

Resumo


O presente resumo tem por objetivo proporcionar um melhor entendimento por parte de toda a comunidade sobre o projeto: acompanhamento pedagógico aos Estudantes Indígenas e Afro-Brasileiros do IFRS- Campus Sertão e quais são as necessidades principais que levaram ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão e o que motivou esse projeto a fazer parte do edital de bolsas de ensino, quais são suas expectativas em relação ao projeto e alguns assuntos que foram de extrema importância e são tratados neste programa. Primeiramente este projeto iniciou-se devido a uma percepção de carência por parte da comunidade indígena e afro-brasileira do IFRS- Campus Sertão, onde os mesmos possuíam certa dificuldade para acompanhar os conteúdos ministrados em aula, a partir desta necessidade desse grupo de pessoas procurou-se encontrar uma solução onde essa necessidade poderia ser sanada e contribuir para uma melhor articulação dos mesmos dentro dos conteúdos programados da ementa escolar. O objetivo principal deste Projeto de Ensino é justamente focar nestas dificuldades dos alunos e proporcionar através de acompanhamento pedagógico, (aulas de reforço escolar e conversas com intuitos pedagógicos) uma alternativa a mais para eles se sentirem mais familiarizados com as aulas e disciplinas, o projeto também faz com que os alunos atendidos pelo acompanhamento pedagógico possuam uma ferramenta a mais na busca pelo tão sonhado diploma no fim do seu respectivo curso. Como resultado parcial, notamos uma expressiva aceitação do programa, uma vez que esse programa foi estendido para outros grupos fora dos indígenas e afrodescendentes, como por exemplo, adesão ao programa por parte dos alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, onde a procura por esse programa muitas vezes supera a própria essência inicial que seria somente de indígenas e afro-brasileiros, o que reforça ainda mais a importância deste tipo de programa para toda a comunidade escol no geral.

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