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Elaboração de mídias didáticas como ferramenta de ensino-aprendizagem de forragicultura
Última alteração: 28-09-2016
Resumo
A disciplina de Forragicultura aborda temas relativos à produção animal, sobretudo
através da produção vegetal, obtida através de alimentos oriundos de plantas forrageiras.
Plantas forrageiras devem per se, serem palatáveis, possuir rendimentos através de sua
elevada área foliar e apresentar capacidade de rebrote. Diversos nichos de plantas nativas e
exóticas são utilizadas para a produção animal, e outras não são utilizadas pois, são
desconhecidas sob o âmbito de sua capacidade de produção. Entretanto, há uma riqueza de
espécies vegetais e seus habitats, bem como seus manejos e características específicas
que podem ser estudadas a fim de fornecer materiais didáticos para o uso em sala de aula,
enriquecendo o ensino-aprendizagem dos alunos através de mídias, tendo em vista que o
Campus Sertão está situado em local estratégico no Sul do Brasil, entretanto, muito distante
de outros pontos que possuem interesse zootécnico forrageiro, como o Cerrado. Compor
mídias contendo esses elementos é uma ferramenta importante para o ensino da disciplina
e encorajamento dos estudantes na dimensão do tema. Assim, com a presente proposta,
pretende-se envolver alunos na construção de mídias, sendo vídeos, foto-livros, áudios-
livros, acervo herbário digital e materiais descritivos, a fim de divulgar o tema em sua
amplitude, contribuindo para o aprendizado de toda a comunidade acadêmica que cursa a
disciplina, que gira em torno de 70 alunos por ano (Zootecnia e Agronomia). O bolsista
auxilia na condução do preparo das mídias, acompanha e socializa as informações em
redes sociais e correios eletrônicos, bem como apresentar trabalhos referentes ao tema.
Inicialmente montou-se um grupo para divulgação de materiais relacionados às plantas
forrageiras, que possuem comportamentos fitossociais em seus ambientes naturais ou
introduzidos, e que as fazem permanecer no local, ou serem extintas pela competição com
outros tipos de vegetação. No RS, entre áreas de transição e florestas, tem-se um BIOMA há pouco denominado BIOMA PAMPA, único no mundo que assume a característica de abrigar
espécies de clima temperado e de clima tropical convivendo juntas e contribuindo há
séculos para a produção animal do estado. O Bioma Pampa, antes considerado CAMPOS
SULINOS, está presente também no Uruguai e na Argentina, compondo uma paisagem rica
em espécies. De gramíneas estima-se 800 espécies e de leguminosas, 200 espécies (Deble
et al., 2011). Assim, o objetivo desse trabalho é divulgar o tema de plantas forrageiras,
socializando informações relevantes para os estudantes, auxiliando o ensino-aprendizagem
da disciplina além da sala de aula.
através da produção vegetal, obtida através de alimentos oriundos de plantas forrageiras.
Plantas forrageiras devem per se, serem palatáveis, possuir rendimentos através de sua
elevada área foliar e apresentar capacidade de rebrote. Diversos nichos de plantas nativas e
exóticas são utilizadas para a produção animal, e outras não são utilizadas pois, são
desconhecidas sob o âmbito de sua capacidade de produção. Entretanto, há uma riqueza de
espécies vegetais e seus habitats, bem como seus manejos e características específicas
que podem ser estudadas a fim de fornecer materiais didáticos para o uso em sala de aula,
enriquecendo o ensino-aprendizagem dos alunos através de mídias, tendo em vista que o
Campus Sertão está situado em local estratégico no Sul do Brasil, entretanto, muito distante
de outros pontos que possuem interesse zootécnico forrageiro, como o Cerrado. Compor
mídias contendo esses elementos é uma ferramenta importante para o ensino da disciplina
e encorajamento dos estudantes na dimensão do tema. Assim, com a presente proposta,
pretende-se envolver alunos na construção de mídias, sendo vídeos, foto-livros, áudios-
livros, acervo herbário digital e materiais descritivos, a fim de divulgar o tema em sua
amplitude, contribuindo para o aprendizado de toda a comunidade acadêmica que cursa a
disciplina, que gira em torno de 70 alunos por ano (Zootecnia e Agronomia). O bolsista
auxilia na condução do preparo das mídias, acompanha e socializa as informações em
redes sociais e correios eletrônicos, bem como apresentar trabalhos referentes ao tema.
Inicialmente montou-se um grupo para divulgação de materiais relacionados às plantas
forrageiras, que possuem comportamentos fitossociais em seus ambientes naturais ou
introduzidos, e que as fazem permanecer no local, ou serem extintas pela competição com
outros tipos de vegetação. No RS, entre áreas de transição e florestas, tem-se um BIOMA há pouco denominado BIOMA PAMPA, único no mundo que assume a característica de abrigar
espécies de clima temperado e de clima tropical convivendo juntas e contribuindo há
séculos para a produção animal do estado. O Bioma Pampa, antes considerado CAMPOS
SULINOS, está presente também no Uruguai e na Argentina, compondo uma paisagem rica
em espécies. De gramíneas estima-se 800 espécies e de leguminosas, 200 espécies (Deble
et al., 2011). Assim, o objetivo desse trabalho é divulgar o tema de plantas forrageiras,
socializando informações relevantes para os estudantes, auxiliando o ensino-aprendizagem
da disciplina além da sala de aula.
Palavras-chave
Herbário virtual; Plantas Forrageiras; Agrostologia
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