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Elaboração de mídias didáticas como ferramenta de ensino-aprendizagem de forragicultura
Rodrigo Nis Pinós, Maria Tereza Bolzon Soster

Última alteração: 28-09-2016

Resumo


A disciplina de Forragicultura aborda temas relativos à produção animal, sobretudo
através da produção vegetal, obtida através de alimentos oriundos de plantas forrageiras.
Plantas forrageiras devem per se, serem palatáveis, possuir rendimentos através de sua
elevada área foliar e apresentar capacidade de rebrote. Diversos nichos de plantas nativas e
exóticas são utilizadas para a produção animal, e outras não são utilizadas pois, são
desconhecidas sob o âmbito de sua capacidade de produção. Entretanto, há uma riqueza de
espécies vegetais e seus habitats, bem como seus manejos e características específicas
que podem ser estudadas a fim de fornecer materiais didáticos para o uso em sala de aula,
enriquecendo o ensino-aprendizagem dos alunos através de mídias, tendo em vista que o
Campus Sertão está situado em local estratégico no Sul do Brasil, entretanto, muito distante
de outros pontos que possuem interesse zootécnico forrageiro, como o Cerrado. Compor
mídias contendo esses elementos é uma ferramenta importante para o ensino da disciplina
e encorajamento dos estudantes na dimensão do tema. Assim, com a presente proposta,
pretende-se envolver alunos na construção de mídias, sendo vídeos, foto-livros, áudios-
livros, acervo herbário digital e materiais descritivos, a fim de divulgar o tema em sua
amplitude, contribuindo para o aprendizado de toda a comunidade acadêmica que cursa a
disciplina, que gira em torno de 70 alunos por ano (Zootecnia e Agronomia). O bolsista
auxilia na condução do preparo das mídias, acompanha e socializa as informações em
redes sociais e correios eletrônicos, bem como apresentar trabalhos referentes ao tema.
Inicialmente montou-se um grupo para divulgação de materiais relacionados às plantas
forrageiras, que possuem comportamentos fitossociais em seus ambientes naturais ou
introduzidos, e que as fazem permanecer no local, ou serem extintas pela competição com
outros tipos de vegetação. No RS, entre áreas de transição e florestas, tem-se um BIOMA há pouco denominado BIOMA PAMPA, único no mundo que assume a característica de abrigar
espécies de clima temperado e de clima tropical convivendo juntas e contribuindo há
séculos para a produção animal do estado. O Bioma Pampa, antes considerado CAMPOS
SULINOS, está presente também no Uruguai e na Argentina, compondo uma paisagem rica
em espécies. De gramíneas estima-se 800 espécies e de leguminosas, 200 espécies (Deble
et al., 2011). Assim, o objetivo desse trabalho é divulgar o tema de plantas forrageiras,
socializando informações relevantes para os estudantes, auxiliando o ensino-aprendizagem
da disciplina além da sala de aula.

Palavras-chave


Herbário virtual; Plantas Forrageiras; Agrostologia

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